Tortura Nunca Mais lamenta demissão de secretário dos Direitos Humanos

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Grupo Tortura Nunca Mais de São Paulo criticou a demissão do secretário dos Direitos da Criança e do Adolescente do Ministério dos Direitos Humanos, Ariel Castro. 

Em nota neste sábado, o grupo considerou a exoneração de Ariel “intempestiva e injusta”. O Tortura Nunca Mais afirma que o secretário atuava com “denodo e extrema dedicação” no ministério, que informou que sua demissão se deu “em razão de um necessário ajuste administrativo com base nos objetivos e estratégias alinhavados pelo gabinete ministerial, sem prejuízo do respeito à trajetória profissional do ex-secretário”.

O Tortura Nunca Mais diz na nota:

“A sua exoneração, certamente, empobrece a atuação nessa área sensível da criança, embora façamos votos de que o ministério possa continuar cumprindo seu papel na defesa desse segmento mais fragilizado da população. A colaboração de Ariel nesse pouco tempo em que esteve presente em todas as situações de violência contra crianças e adolescentes, contribuiu para mobilizar a sociedade em defesa das crianças yanomami, às vítimas da chuva no litoral paulista, entre diversas outras atividades que seria exaustivo enumerar” – diz a nota, assinada pelo presidente do grupo, Paulo Sampaio, e pelas diretoras executivas Rose Nogueira, Vilma Amaro, Vagner Cano e Rosa Cantal.

O grupo diz ainda que a saída de Ariel surpeendeu toda a sociedade, em especial entidades de direitos humanos.

“Esperamos que o atual ministro encontre um substituto à altura e que possa levar adiante as conquistas já obtidas nesses primeiros meses de governo democrático de Lula. Neste momento histórico de confronto com setores golpistas necessita de pessoas competentes e leais ao seu lado” – afirma o texto.

O cargo está sendo ocupado interinamente por Maria Luiza Moura Oliveira, atual diretora de Proteção da Criança e do Adolescente.

The post Tortura Nunca Mais lamenta demissão de secretário dos Direitos Humanos first appeared on Metrópoles.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bahia ocupa a 4ª colocação em número de inquéritos por maus-tratos contra animais, aponta Escavador

Até a manhã de sexta-feira, 30 de janeiro de 2026, o Brasil havia registrado 601 inquéritos por maus-tratos a animais, conforme levantamento inédito...

Motorista de app mata passageiros após derramarem cerveja em seu carro. Veja vídeo

Um motorista por aplicativo foi preso em flagrante neste domingo, em Francisco Beltrão, no Paraná, após um duplo homicídio registrado na madrugada. A...

Professora de 25 anos morre após cair de carro conduzido pelo ex-marido na orla de Porto Seguro

Porto Seguro: a professora Brisa Carvalho do Carmo, de 25 anos, morreu após cair de um carro em movimento na Avenida Beira-Mar, na...