GDF pede à Justiça que Sinpro pague multa de R$ 3 mi por greve de 2017

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Governo do Distrito Federal, por meio da Procuradoria-Geral do DF (PGDF), pediu à Justiça que intime o Sindicato dos Professores no DF (Sinpro-DF) a pagar uma multa avaliada em R$ 3 milhões referente à greve feita em 2017.

Na execução provisória de multa, apresentada na última quinta-feira (4/5), a PGDF informou que a greve daquele ano foi declarada abusiva e houve determinação para retorno imediato dos professores às salas de aula, sob pena de multa diária de R$ 100 mil.

Segundo levantamento da Secretaria de Educação do DF, o Sinpro-DF descumpriu a determinação judicial por 22 dias.

“Computando-se pelo valor da multa arbitrada e, em consonância com a anexa manifestação técnica da Contadoria da PGDF, o valor devido é de R$ 3.028.567,87”, diz trecho do pedido de execução provisória.

A PGDF solicita que o Sinpro-DF seja intimado a pagar a multa em até 15 dias. O governo solicitou a aplicação de multa de 10% sobre o valor, caso o repasse não seja feito no prazo estipulado.

O diretor do Sinpro-DF Samuel Fernandes informou que a equipe jurídica do sindicato acompanha o processo.

Greve atual A cobrança da dívida judicial de 2017 ocorre em meio às ações do GDF para encerrar a greve iniciada na última quinta. Neste domingo (7/5), o desembargador Roberto Freitas Filho atendeu a pedido da PGDF e determinou a volta imediata dos professores ao trabalho, sob pena de multa diária de R$ 300 mil.

Os professores, porém, só devem decidir sobre a manutenção ou não da greve em assembleia marcada para a próxima quinta-feira (11/5).

The post GDF pede à Justiça que Sinpro pague multa de R$ 3 mi por greve de 2017 first appeared on Metrópoles.

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

ARTIGOS RELACIONADOS

Venezuela confirma 32 mortes após terremotos e mais de 700 feridos

Dois terremotos de grande magnitude — 7,2 e 7,5 — atingiram a Venezuela na tarde desta quarta-feira, provocando um saldo ainda em atualização...

Ex-UFC, Poirier desabafa e pede ajuda após ser preso por embriaguez

Resumo: Dustin Poirier, ex-campeão do UFC, foi detido no aeroporto de Atlanta por embriaguez em via pública após ser expulso de um voo...

Mistério na Colômbia: modelo é encontrada morta dentro de mala

Natalia Villalba Angarita, 36, influenciadora colombiana, foi encontrada morta dentro de uma mala no banheiro de um apartamento alugado por temporada no norte...