Lira sobre PL Fake News: Adiamento não enterra projeto; o que enterra projeto é derrota

Publicado:

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), afirmou nesta quarta-feira, 3, que o adiamento da votação do projeto de lei das Fake News não significa que a matéria será enterrada. “O que enterra projeto é derrota”, disse durante entrevista à GloboNews.

O texto, que ia ser apreciado ontem na Câmara, teve a votação adiada após pressão das grandes empresas de tecnologias e de parlamentares contrários ao relatório apresentado pelo deputado Orlando Silva (PCdoB-SP).

Ao comentar sobre a atuação das big techs contra o texto, Lira disse que elas “ultrapassaram todo limite da prudência”, como se “tivesse impedido o funcionamento do poder”.

Ele informou ter acionado a advocacia e o corpo técnico da Câmara para investigar eventuais relatos de deputados que sofreram pressão por parte dessas empresas. Disse ainda que está colecionando depoimentos de parlamentares sobre ameaças físicas e pessoais que teriam sofrido nas redes sociais.

“Você defender o seu pleito, tranquilo. Agora você usar dos seus instrumentos para impulsionar ou atrapalhar ou cessar que a outra parte se movimente e se mobilize, e convergindo todos os meios que têm, pelos algoritmos que possuem, de influência nos Estados, a pressão foi horrível, desumana e mentirosa”, afirmou em entrevista à GloboNews.

Lira disse que as big techs venderam um tema desvirtuado, como se a Câmara estivesse amordaçando a liberdade de expressão.

Leia Também: PL das Fake News une Lula, Lira e STF contra big techs, bolsonaristas e evangélicos

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Israel reage a países que reconhecem Estado palestino: “Não haverá”

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, afirmou neste domingo que não haverá um Estado da Palestina. A declaração foi direcionada a líderes do Reino...

Brasil disputa 11 finais no 2º dia de Mundial Paralímpico de Natação

Após um início promissor com seis medalhas conquistadas, o Brasil se prepara para um dia decisivo no Mundial Paralímpico de Natação. Neste segundo...

Por embate com Tarcísio, governo quer acelerar pacote contra facções

Integrantes do governo de Lula estão buscando acelerar o envio de um pacote de medidas anti-crime ao Congresso, motivados pela morte do ex-delegado...