Os Originais falam sobre processo para ter música gravada pelo Tchan: “Tinha que dar a música pro empresário para entrar no disco”

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

No podcast Bargunça desta terça-feira (9), os participantes da banda Os Autorais – Jorge Zarath, Tonha Matéria e Tenison Del Rey – contaram quais eram os requisitos para terem as músicas gravadas pelo Tchan.

 

Com apoio do Bahia Notícias, o Bargunça Podcast é apresentado por Wagner Miau e Thiago Mithra. No quadro “Quem você levaria para o Boteco” ao aparecer a foto do empresário Cal Adam, Tenison Del Rey comentou o que autores tinham que fazer para participar dos álbuns do É O Tchan.

 

“Cal representa o Deus e o diabo no mercado da música baiana. Ele criou um novo “Modus Operandi” que só gravava com o É O Tchan se um dos sócios estivesse na composição”, começou o músico.

 

Tenison continuou declarando esse posicionamento um absurdo, porque fere os direitos autorais. “Na lei dos direitos autorais tem isso, o direito moral e o direito patrimonial. O direito moral é aquilo que é seu, nem que você queira dizer que não é seu, você não pode”, continuou.

 

“Você pode até, patrimonialmente falando, repassar o direito para quem você quer, mas tem que ser um desejo seu. Porém Cal estabeleceu como um ‘modus operandi'”.

 

O autor terminou dizendo que esse posicionamento do empresário do Tchan o incomodou muito, mas mesmo assim ele ainda levaria Cal para “tomar uma no boteco”.

 

Ainda falando sobre o É O Tchan, o compositor Jorge Zarath revelou que fez parte da criação de grandes sucessos da banda. 

 

A informação que surpreendeu os apresentadores foi que Jorge contou que fez uma mudança na música “A Nova Loira do Tchan” que transformou o hit. 

 

“Essa música já estava pronta. E aí do nada eu entrei e falei: ‘Pessoal, pessoal, pera aí. A música não está pronta. Eu tive uma ideia de outra coisa'”, disse Zarath.

 

A mudança proposta foi adicionar o verso “Luz na passarela que lá vem ela”, no início da música. A novidade foi rapidamente aprovada pelos colegas de composição, e em seguida se tornou um dos versos mais famosos da banda.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Família baiana morre em acidente de carro em Minas; vítimas seguiam para festas de fim de ano em Ibicuí

As identidades das cinco pessoas da mesma família, naturais de Ibicuí, no Sudoeste baiano, foram divulgadas neste sábado. Lucas Celestino Reis, 40 anos;...

Jornalista quebra silêncio sobre relacionamento com Dudu Camargo

Suayne Pessoa, jornalista que ganhou notoriedade ao se aproximar de Dudu Camargo durante a reta final de A Fazenda 17, conversou com o...

Jerônimo Rodrigues entrega 500 moradias do Minha Casa, Minha Vida e obras de pavimentação no Oeste Baiano

O governador Jerônimo Rodrigues inaugurou 500 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida e entregou um pacote de pavimentação em Barreiras, no...