Nova superintendente Regional do Trabalho é empossada pelo ministro Marinho

Publicado:

Em auditório lotado com presença massiva de autoridades e do movimento sindical, a advogada trabalhista Fátima Freire foi empossada como superintendente Regional do Trabalho na Bahia, nesta quinta-feira (11), pelo ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho. 

 

Em seu discurso, Fátima destacou o rebaixamento de status do Ministério do Trabalho no último governo federal, que teve como consequência o sucateamento das instituições que orientam e protegem o trabalhador. “Assumo esta Superintendência após um ciclo de desvalorização na situação do trabalho e do papel das relações sindicais nos últimos seis anos, aumentando substancialmente a vulnerabilidade social daqueles que mais precisam”, lamentou.

 

Foto: Divulgação

 

A superintendente também detalhou seus planos à frente do órgão. “Vamos intensificar o combate ao trabalho análogo à escravidão, ao trabalho infantil e a qualquer ambiente inseguro de trabalho. Vamos ainda buscar mais protagonismo na mediação de conflitos, com negociações coletivas justas e inclusivas”, disse. “A Superintendência vai ser a casa do trabalhador, onde as associações empresariais serão acolhidas e respeitadas”, concluiu.

 

O ministro Luiz Marinho comentou o grande desafio de reorganizar as relações de trabalho no país. “Precisaremos rever vários pontos da legislação trabalhista, como a jornada de trabalho e uma regulamentação do trabalho por aplicativos. Para isso teremos que contar com muita mobilização dos trabalhadores e da liderança do presidente Lula para sensibilizar o Congresso Nacional”, definiu. 

 

Estiveram presentes os secretários estaduais de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte  Davidson Magalhães, de Políticas para Mulheres Elisângela Araújo e de Promoção da Igualdade Racial Ângela Guimarães; os deputados federais Daniel Almeida, Alice Portugal, Lídice da Mata e Jandira Feghali; o deputado estadual Fabrício Falcão;  e os vereadores de Salvador Hélio Ferreira e Sílvio Humberto. 

 

Também marcaram presença representantes do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-BA), Ministério Público do Trabalho na Bahia (MPT-BA); Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), todas as centrais sindicais em atuação na Bahia e diversos sindicatos e associações profissionais.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Jovem autista de 26 anos morre baleado em confronto no bairro de Rio Sena, em Salvador

Marcos Vinícius Alcântara, um jovem autista de 26 anos, foi morto durante um confronto no bairro de...

Após dia de caos, SP ainda tem mais de 220 mil imóveis sem energia

São Paulo vive as consequências de um forte temporal que atingiu a cidade e a região metropolitana na segunda-feira, 22 de setembro. De...