Petrobras anuncia nova política de preço para combustíveis e fim da paridade internacional

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Petrobras anunciou nesta terça-feira (16) a nova política de preços que vai definir o valor dos combustíveis no Brasil. Em conjunto, a estatal anunciou também o fim da paridade de preços do petróleo com o mercado internacional.

 

Em vigor desde 2016, o preço desses produtos no mercado interno acompanha as oscilações internacionais, ou seja, não há intervenção do governo para garantir preços menores. “Os reajustes continuarão sendo feitos sem periodicidade definida, evitando o repasse para os preços internos da volatilidade conjuntural das cotações internacionais e da taxa de câmbio”, diz o comunicado.

 

Segundo nota da Petrobras, a nova “estratégia comercial” usa duas referências de mercado que são o custo alternativo do cliente, como valor a ser priorizado na precificação e o valor marginal para a estatal.

 

“O custo alternativo do cliente contempla as principais alternativas de suprimento, sejam fornecedores dos mesmos produtos ou de produtos substitutos”, explica o comunicado da Petrobras, publicado no G1.

 

 Já o “valor marginal”, segundo a petroleira, é “baseado no custo de oportunidade dadas as diversas alternativas para a companhia dentre elas, produção, importação e exportação do referido produto e/ou dos petróleos utilizados no refino”.

 

“Com a mudança, a Petrobras tem mais flexibilidade para praticar preços competitivos, se valendo de suas melhores condições de produção e logística e disputando mercado com outros atores que comercializam combustíveis no Brasil, como distribuidores e importadores”, diz o texto.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Após mais de 10 anos, TV Gazeta decide tirar Carol Minhoto do ar

A TV Gazeta confirmou o fim da parceria com a apresentadora Carol Minhoto, que não seguirá na programação da emissora. A decisão foi...

“Recebi, como todos receberam”, diz deputado que denunciou orçamento secreto

Deputado José Rocha admite ter recebido recursos do orçamento secreto e detalha a tramitação de emendas Em entrevista à coluna, o deputado José Rocha...

Sindicato rebate Tarcísio sobre PCC em presídios: “Realidade paralela”

SIFUSPESP, sindicato que representa os policiais penais do Estado de São Paulo, rebate a declaração do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) de que...