STF começa votação que deve confirmar Nunes Marques no TSE

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O Supremo Tribunal Federal (STF) começou na tarde desta quarta-feira, 17, o a votação que vai definir o ministro que substituirá Ricardo Lewandowski no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Como essa vaga é destinada a ministros do STF, é dada como certa a escolha do ministro Kássio Nunes Marques, que já assumiu a vaga de Lewandowski na Corte eleitoral como substituto.

A votação é virtual, secreta e deve ser finalizada ao longo da sessão de hoje. Ao final, por volta das 18h, o resultado será proclamado.

Outras duas vagas serão abertas no TSE nesta semana com o término dos mandatos dos ministros Sérgio Banhos e Carlos Horbach. Ambos fazem parte da classe dos juristas.

Para preencher as vagas dos juristas, o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, vai enviar uma lista de candidatos ao STF, que diminuirá os nomes a uma lista tríplice. Os três nomes serão encaminhados para escolha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O TSE é composto por três ministros do STF, dois ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e dois membros da advocacia.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Como está vida do deportado que beijou o chão ao chegar no Brasil

Em fevereiro de 2025, César Diego Justino, de 40 anos, desceu do avião em Fortaleza e beijou o chão, gesto que simbolizou alívio...

MC é preso após atropelar pedestre com uma Porsche em alta velocidade na Grande SP

MC Tuto, Emerson Teixeira Muniz, foi preso em flagrante na madrugada deste sábado (24) após atropelar um...

Leite integral é saudável? Debate volta à tona após defesa de Trump

O consumo de leite integral voltou ao centro do debate nos Estados Unidos após declarações do presidente Donald Trump e do secretário de...