Sefaz da Bahia alerta sobre novo golpe do PIX

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia (Sefaz-Ba) alertou que há um novo golpe sendo aplicado por criminosos que se passam pelo órgão estadual para tentar enganar os contribuintes e obter transferências via PIX, para suas contas bancárias.

 

Recentemente, a Sefaz disponibilizou o pagamento via PIX por meio do escaneamento de QR-Code localizado no Documento de Arrecadação Estadual (DAE). A Secretaria ressalta que o documento deve ser emitido somente no site oficial do órgão (www.sefaz.ba.gov.br).

 

Para se certificar de que o pagamento está sendo feito para a Sefaz-Ba, antes de finalizar a transferência é recomendável conferir se o nome do destinatário e o CNPJ conferem com os dados corretos: BAHIA SECRETARIA DA FAZENDA, em letras maiúsculas, e 13937073000156.

 

O diretor de Arrecadação da Sefaz-Ba, Augusto Guenem, esclareceu que “o contribuinte deve evitar a utilização de canais, endereços ou links fornecidos por terceiros para impressão e pagamento de documentos de arrecadação. O site oficial da Sefaz-Ba, que é o www.sefaz.ba.gov.br, deve ser o único meio para a emissão de DAE. Alertamos ainda que a Sefaz não utiliza e-mails, malas diretas, mensagem de texto, Whatsapp, ou mensagens do Fale Conosco para exigir, enviar ou realizar cobranças associadas ao pagamento de tributos estaduais”.

 

A Sefaz também orientou que caso o contribuinte receba mensagens que remetam à cobrança ou induzam ao pagamento de tributos estaduais, pode averiguar a sua veracidade recorrendo aos meios de comunicação oficiais da Sefaz-Ba, pelos telefones 71 3319-2501, 08000710071, pelo e-mail [email protected] ou pelo Balcão Virtual de Atendimento, no endereço https://www.sefaz.ba.gov.br/contribuinte/informacoes/atendimento/balcao_virtual.htm.

 

“Somente os servidores das unidades de atendimento da Sefaz-Ba estão autorizados a realizar as atividades de orientação e atendimento das necessidades do contribuinte, no que se relaciona a impressão e pagamento de documentos de arrecadação estaduais”, enfatiza o diretor de arrecadação. 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Condomínio Paraíso contesta decisão judicial e destaca papel histórico em Guarajuba

O Condomínio Paraíso, localizado em Guarajuba, no município de Camaçari, se pronunciou sobre a decisão do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) que...

TJ-BA reconhece falta de base jurídica e autoriza retomada das obras da BA-120

A Augúrio Construções e Terraplenagem S/A informou que, em decisão proferida em 12 de dezembro de 2025, no âmbito do Pedido de Efeito...

Ministério da Saúde anuncia habilitação de Centro de Referência em Saúde do Trabalhador no interior da Bahia

O Ministério da Saúde habilitou 11 novos Centros de Referência de Saúde do Trabalhador, os CEREST, ampliando a rede para 239 unidades em...