“Teremos a nomeação da nossa reitora eleita”, opina primeira-dama Tatiana Velloso sobre sucessão na UFRB 

Publicado:

Professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), onde foi pró-reitora de Extensão e Cultura, a primeira-dama Tatiana Velloso opinou nesta sexta-feira (19) sobre o resultado da consulta pública que indicou a professora Georgina Gonçalves e o atual reitor Fábio Josué, respectivamente, como reitora e vice-reitor da instituição para o quadriênio 2023-2027.

 

A escolha da chapa para suceder o comando da reitoria da instituição de ensino foi referendada pelo Conselho Universitário (Consuni), que, em reunião extraodinária realizada na tarde desta quinta-feira (18), elegeu os docentes para encabeçar as listas tríplices que serão enviadas ao Executivo para avaliação.

 

Segundo Velloso, há a expectativa de que – diferente do último processo, realizado em 2019, em que o então presidente Jair Bolsonaro (PL) empossou o último postulante relação de indicados – a escolha da comunidade acadêmica seja respeitada e a dupla de docentes seja nomeada para os cargos máximos da Federal do Recôncavo.

 

Para ela, é válido que seja destacada a presença de Georgina Gonçalves, que já exerceu a função de vice-reitora da escola superior entre 2015 e 2019, na relação de indicados. “Ela participou de uma consulta, que foi referendada e passou pelo Conselho Universitário, então está dentro do processo legal”, salientou.

 

“A gente vive agora, com [o presidente] Luís Inácio Lula da Silva [PT], o retorno da democracia e do respeito à universidade, mas especialmente [do retorno] de um projeto de sociedade em que o Estado Democrático de Direito, a defesa da ciência e da educação, das pessoas e da vida, tem uma centralidade”, pontuou Velloso.

 

“Sem sombra de dúvidas, teremos a nomeação da nossa reitora eleita”, projetou a primeira-dama em conversa com o Bahia Notícias. Na sua avaliação, o cenário atual é “muito diferente do que tivemos nos últimos seis anos”, marcado, de acordo com ela, por “um ataque muito feroz” contra a democracia, a universidade e a sociedade.

 

A ex-pró-reitora da UFRB citou, como maus exemplos das lideranças à frente do Planalto no período, outros casos em que o tradicional rito de nomeação dos nomes que lideram listas tríplices não foi seguido e situações em que “interventores” assumiram reitorias de universidades e institutos federais de ensino.

 

Em contraposição a estas decisões políticas, salientou Tatiana Velloso, estão a reposição orçamentária anunciada pelo Ministério da Educação (MEC) para as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) no mês passado e a criação de outras políticas educacionais pelo governo Lula. 

 

Além de Georgina Gonçalves, que lidera a listagem, foram considerados pelo Consuni para o posto de reitor(a), a professora Creuza Souza Silva e o professor Josival Santos Souza. Já para o cargo de vice-reitor(a), aparecem no quadro, além de Fábio Josué, os professores Jacson Machado Nunes e Adson Mota Rocha.

 

O novo mandato da reitoria terá início em 1º de agosto, quando se encerrará o período da atual gestão.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Troca de tiros na região de Feira termina com policial ferido e três suspeitos mortos

Na noite de segunda-feira (4), em São Gonçalo dos Campos, no Portal do Sertão, uma dramática troca de tiros resultou em um policial...

Major da PM suspeito de facilitar entrada de celular em penitenciária de Salvador é exonerado

Na última terça-feira (5), o Governo da Bahia tomou a decisão de exonerar o major da Polícia Militar Almir Bispo dos Santos Filho,...

Juazeirense empata com América-RN em casa e decisão fica para Natal

A partida entre Juazeirense e América-RN na Série D do Campeonato Brasileiro foi marcada por emoção e expectativa, terminando em um empate de...