Ministério da Justiça prepara ofensiva contra roubo de celulares

Publicado:

O Ministério da Justiça e Segurança Pública prepara uma ofensiva contra roubos e furtos de celulares. O objetivo é fazer com que telefones roubados se tornem obsoletos e, assim, reduzir o interesse de assaltantes nos aparelhos.

Serão três etapas. O primeiro passo envolve o chamado “cadastro positivo” dos IMEIs, um número que acompanha todo aparelho celular. A ideia é fazer com todos os IMEIs passem a cadastrados na Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Atualmente, a agência possui apenas o “cadastro negativo” de IMEIs. Esses dados foram passados por donos de celulares roubados. Os IMEIs negativados servem para bloquear os aparelhos.

O Ministério da Justiça avalia que, com o cadastro positivo de IMEIs, o bloqueio de celulares roubados será feito com mais eficiência e agilidade. Isso porque, uma vez que o aparelho seja considerado roubado, o governo poderá inabilitá-lo.

Essa iniciativa virá acompanhada de uma campanha de conscientização. Isso porque, hoje, muitas pessoas não conseguem bloquear celulares roubados por não lembrarem o código.

Outra ofensiva do governo ocorre no campo da segurança cibernética. A Polícia Federal mapeou muitos acessos a contas bancárias de vítimas que tiveram o smartphone. O desafio, portanto, é dificultar o acesso às contas. O governo alinha uma reunião com representantes dos principais bancos com atuação no Brasil.

The post Ministério da Justiça prepara ofensiva contra roubo de celulares first appeared on Metrópoles.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Carlos Pires Brandão é empossado Ministro do STJ

Na noite da última quinta-feira (4), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) realizou a cerimônia de posse de Carlos Pires Brandão e Marluce...

Jorginho relembra Brasileiro de 1987 pelo Flamengo e dispara: “Jamais vestiria as cores do Sport”

O ex-lateral Jorginho, ídolo do Flamengo, reafirmou sua posição de nunca vestir as cores do Sport. A declaração foi feita durante sua participação...

Julgamento de Bolsonaro marca novo estágio da democracia brasileira

Nos últimos 40 anos, Sérgio Abranches, cientista político, acompanhou a evolução institucional do Brasil após a ditadura. Ele considera o julgamento em andamento...