“Supermaconha”: Sesab alerta para riscos de nova droga apreendida na Bahia

Publicado:

A Secreataria de Saúde da Bahia (Sesab) emitiu comunicado nesta terça-feira (30) alertando sobre os efeitos causados pelo uso de canabinóides sintéticos, popularmente conhecidos como “drogas K”, que se encontram popularizados no Estado de São Paulo e que foram apreendidas pela primeira vez na Bahia nesta semana.

 

De acordo com o Centro de Informação e Assistência Toxicológica da Bahia (CIATox-BA) dentre os efeitos tóxicos dessas substâncias – erroneamente chamada de ‘maconha sintética’ – no organismo, já foram relatados episódios de toxicidade cardiovascular, perda de consciência e coma, depressão respiratória, convulsões, hiperêmese, delírio, psicose e comportamento agressivo.

 

“O diagnóstico clínico de intoxicação aguda por canabinóides sintéticos geralmente é realizado com base na história do uso da droga relatada pelo paciente e nos achados físicos compatíveis. Até o momento, estas drogas não são detectáveis nos exames toxicológicos de rotina”, orienta o centro.

 

O Ciatox  acrescenta que os tratamentos variam de acordo com os casos, que podem ser de leves a moderados, com grande agitação e até episódios de psicose, convulsões, rabdomiólise e dor torácica aguda, entre outros.

 

APREENSÃO

Na manhã do último domingo (28) aconteceu a primeira apreensão da K9 na Bahia. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, um esquema de envio do entorpecente e de armas para integrantes de uma facção no Nordeste de Amaralina, utilizando ônibus interestaduais, foi descoberto pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e pela Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe) Litoral Norte.

 

De acordo com a SSP, durante ações de inteligência para capturar os autores da morte do soldado Gleidson Santos de Carvalho, os policiais civis e militares identificaram a chegada de armas e drogas, para o o bairro de Salvador, utilizando como rota a BR-116.

 

Campanas foram montadas na região de Santo Estevão. Durante abordagem a um ônibus que saiu de São Paulo, as equipes encontraram cinco quilos da droga K9 e de maconha, além de um revólver calibre 38 no bagageiro do veículo.

 

As “encomendas” não estavam registradas no nome de algum passageiro, como acontece com as malas. Questionado, o motorista do ônibus informou que os sacos com os materiais foram colocados no veículo, em São Paulo.

 

Policiais do Núcleo de Operações do DHPP e da Cipe LN apuram se o destino final seria Feira de Santana, com deslocamento posterior para Salvador, utilizando um carro. As drogas e a arma foram apresentadas no DHPP, em Salvador.

 

Em nota enviado ao Bahia Notícias, a SSP informou que equipes estão com ações específicas para capturar os traficantes que comercializam esses novos tipos de drogas.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

PMs do Batalhão Apolo recuperam veículo roubado com placa clonada em Bom Juá

Na noite de sábado, um patrulhamento rotineiro do Batalhão Apolo trouxe...

Mulher é presa por transportar criança de 2 anos dentro de mala

Em um incidente chocante na Nova Zelândia, uma mulher foi presa após tentar transportar sua filha de apenas 2 anos dentro de uma...

Vídeo: Atuação desastrosa de advogado e ex-vereador em audiência de conciliação choca classe jurídica em Teixeira: Advogado humilha cliente

Em uma audiência de conciliação que ocorreu no último dia 31 de julho em Teixeira de Freitas/BA, a atuação do advogado e ex-vereador...