Ambientalista critica “falta de diálogo” de Jerônimo com movimentos sociais: “Na campanha se comprometeu”

Publicado:

O representante do Grupo Ambientalista da Bahia (Gambá), Renato Cunha, criticou a “falta de diálogo” do governador Jerônimo Rodrigues (PT) com os movimentos sociais durante os primeiros seis meses de mandato. Ao Bahia Notícias, Cunha disse que, apesar da crítica, o governo Jerônimo tem dado “mais abertura” do que seu antecessor, o agora ministro da Casa Civil, Rui Costa (PT).

 

O representante do Gambá comentou que, ainda quando era candidato, Jerônimo havia se comprometido a dialogar com os movimentos sociais, contudo, até o momento, ainda não conseguiu se reunir com o governador. Entretanto, Cunha afirmou que na gestão de Rui Costa a abertura de diálogo sequer chegou a ser debatida com os movimentos populares.

 

“O Jerônimo, pelo menos, parece que ele tá com essa possibilidade diferente do governo passado. Não tinha nenhum discurso próximo a isso. Dá para ver essa mudança pelo menos nesse início de governo. Pelo menos uma intenção de abertura de diálogo que a gente não teve, não havia nenhum diálogo com o governador passado”, afirmou Cunha.

 

“Agora a gente tá tentando um diálogo até uma reunião direta com Jerônimo, mas até agora não conseguimos. Desde o início do governo, só estamos conversando com o secretário. Quando candidato, ele mesmo se comprometeu a ter uma conversa com a gente. Ele disse que teria uma conversa com o movimento socioambiental, mas até hoje não fez”, disse Cunha.

 

BAHIA + VERDE

O representante da Gambá também criticou o projeto ambiental da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), durante a apresentação do programa “Bahia + Verde”. Segundo Cunha, as propostas apresentadas foram “genéricas” e não foi deixado claro os compromissos do governo com a preservação ambiental no estado.

 

“Foi apresentada uma linha bem genérica mesmo, mas falaram que sete eixos e trinta e não sei quantos projetos. Que projetos? Que projeto é? É a iniciativa de entrar no outro padrão de sustentabilidade de desenvolvimento? Seria interessante, é o que a gente quer que aconteça, mas não dá para saber o que ele é com o que foi apresentado”, disse o membro da Gambá.

 

Segundo a gestão estadual, o Bahia + Verde visa alcançar o desenvolvimento sustentável definido pela Agenda 2030 através do fomento da transição socioambiental, ecológica e econômica da Bahia. Além disso, busca a elaboração de Planos Regionais de Proteção de Espécies Ameaçadas de Extinção, regeneração dos estoques de carbono, proteção de mananciais e desenvolvimento de plataforma de Monitoramento Integrado com uso de Inteligência Artificial.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Comentário de Vini Jr. sobre Virginia dá o que falar após polêmica

Na última segunda-feira (13/10), internautas descobriram um comentário de Vini Jr. sobre Virginia Fonseca, feito em um vídeo publicado na semana passada. O...

Gilberto Gil processa padre que debochou de Preta Gil logo após morte de cantora

Gilberto Gil e sua família decidiram processar o padre Danilo César, da Paróquia São José em Campina Grande, Paraíba, por comentários desrespeitosos direcionados...