TAGS

Desembargador é alvo de operação por suspeita de manter doméstica sob trabalho escravo

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Collage Maker 06 Jun 2023 01 56 PM 3539

A Polícia Federal faz buscas na manhã desta terça-feira, 6, em investigação que atribui ao desembargador Jorge Luiz de Borba, do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, e à sua mulher suspeita de manter uma trabalhadora doméstica em condição análoga à escravidão há pelo menos 20 anos. As diligências foram autorizadas pelo Superior Tribunal de Justiça e cumpridas em Florianópolis.

Segundo a representação do Ministério Público Federal, a vítima é surda e muda e mora na casa do desembargador há duas décadas, sem receber salário e assistência à saúde. A denúncia que motivou as investigações relata ainda que a mulher “nunca teve instrução formal e não possui o convívio social resguardado”.

Jorge Luiz de Borba foi alçado ao Tribunal de Justiça catarinense pela via do quinto constitucional dos advogados, há 15 anos. Ele foi presidente da OAB de Blumenau. Hoje é presidente da 1ª Câmara de Direito Privado.

De acordo com a Procuradoria, a ofensiva foi aberta nesta manhã após apurações do Ministério Público do Trabalho colherem indícios sobre o crime de redução a trabalho análogo ao de escravo. O MPT ouviu uma série de testemunhas no caso, as quais relataram “trabalho forçado, jornadas exaustivas e condições degradantes”.

Segundo as investigações, a mulher era responsável por diferentes tarefas domésticas, sem ter registro em carteira de trabalho e sem receber salário ou direitos trabalhistas. Além disso, ela seria vítima de maus tratos ’em decorrência das condições materiais em que vivia e em virtude da negativa dos investigados em prestar-lhe assistência à saúde’.

Ao autorizar a operação realizada nesta terça-feira, 6, o STJ ainda permitiu o resgate da trabalhadora e a emissão das guias para a quitação das verbas trabalhistas devidas.

COM A PALAVRA, O DESEMBARGADOR

A reportagem busca contato com o magistrado. O espaço está aberto para manifestações.

image

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Ministério da saúde cria política nacional de cuidados paliativos oferecida pelo SUS

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, assinou uma portaria publicada no Diário Oficial da União, que institui a Política Nacional de Cuidados Paliativos (PNCP), no âmbito do Sistema único de Saúde.    Com a medida, o Sistema Único de Saúde (SUS) vai atuar em ações para alívio da dor, do sofrimento e outros sintomas em

Três envolvidos nos ataques em Vila Verde são identificados pela polícia

A segunda fase da Operação Proteger, deflagrada nesta quinta-feira (23) pelo Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), identificou três suspeitos de envolvimento nos ataques e confrontos ocorridos na localidade de Vila Verde.   Doze mandados de busca e apreensão foram cumpridos naquela região e em outros cinco endereços da capital baiana. As

Quarto suspeito de esquartejamento de jovem em Salvador é preso ao se apresentar em delegacia

O quarto envolvido na morte de Thiago Tavares dos Santos teve o mandado de prisão cumprido pelas equipes da 1ª Delegacia de Homicídios (DH/Atlântico), nesta quinta-feira (23). O homem, que estava foragido, se apresentou na presença de advogados na sede da unidade especializada, na Avenida Dorival Caymmi, em Itapuã. Até o momento, as investigações já