A Câmara Municipal de Salvador (CMS) aprovou na segunda-feira (5) o Projeto de Lei nº 77/2023 que institui na capital o Dia da Pessoa Trancista, em 6 de junho.
“Estou muito feliz com a aprovação desse projeto. As tranças e penteados étnicos são muito importantes no combate ao racismo e para a autoestima da população afrodescendente. A comemoração do Dia da Pessoa Trancista é um reconhecimento e tenho certeza de que também é um passo importante para esses profissionais”, pontuou o autor do PL, o vereador George Reis, “O Gordinho da Favela” (PP).
Segundo o CMS, a ideia do projeto surgiu com uma visita das integrantes do projeto Fala Trancistas. De acordo com o vereador, em conversa com Michele Reis, Stephanie Maria, Gabriela Conceição e Luck Lucas, ele pôde entender a luta dos profissionais, desenvolver a proposta e abraçar a causa.
A representante do Fala Trancistas, Michele Reis, comemorou a aprovação do projeto. “Estou extremamente feliz com essa conquista. É um reconhecimento grandioso! Ter uma data especialmente para comemorar nossa profissão e nossa luta é um sim para muitas mulheres e homens que são responsáveis pelo sustento da sua família através das tranças africanas”, afirmou.
Michele aproveitou ainda para agradecer ao vereador. “Quero agradecer imensamente ao nosso vereador Gordinho da Favela que nos abraçou e nos deu a voz que precisávamos. Que tudo isso seja só a pontinha do iceberg de tantas conquistas que teremos para nossa categoria. Vamos juntos fazer as mudanças necessárias para que a sociedade enxergue os trancistas como profissionais que carregam uma herança dos nossos antepassados”, disse.
Comentários Facebook