Willi Ninja: Doodle do Google homenageia coreógrafo padrinho do estilo ‘voguing’

Publicado:

 

Conhecido como padrinho da dança vogue ou estilo voguing, o dançarino e coreógrafo Willi Ninja é o homenageado desta sexta-feira (9) pelo Doodle do Google. Ele foi o fundador da comunidade The Iconic House of Ninja e figura marcante na cultura ballroom do Harlem. O dia de hoje marca o aniversário de 33 anos do documentário “Paris is Burning”, que teve a participação dele.

 

Ninja, que nasceu no bairro do Queens, em Nova York, em 1961, também teve um papel importante na representatividade negra LGBTQIA+ nas décadas de 1980 e 1990. Ele foi uma das primeiras personalidades a falar sobre a AIDS em bailes de drag queen, de modo a aumentar a conscientização para a prevenção e reduzir o estigma da doença.

 

Na dança, criou movimentos inovadores e poses ousadas que são inspiração até hoje. Para o novo estilo, o artista trouxe inspirações egípcias e das artes marciais. Nos 1990, participou de filmes, clipes musicais e desfiles de moda, e serviu de fonte inspiradora para diversas celebridades. 

 

Willi Ninja sempre contou com o apoio da mãe, responsável por levá-lo para assistir performances de balé. Sem dinheiro para custear aulas de dança, ele aprendeu sozinho os primeiros movimentos que o tornaram uma autoridade no voguing. 

 

Ninja morreu em 2 de setembro de 2006, aos 45 anos, por conta de problemas no coração decorrentes da AIDS.

 

O Doodle é em formato de vídeo. Ao clicar na animação, o internauta é levado a uma peça ilustrada que tem a participação dos atuais membros da House of Ninja, dançando em homenagem ao legado de Willi Ninja. 

 

 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Axé 40 anos: Em show especial, Tatau relembra clássicos da carreira ao lado de Lazzo Matumbi e Márcia Short

O cantor baiano Tatau emocionou fãs e amantes do axé music em um show especial, repleto de clássicos. A apresentação marcou o encerramento...

Baiana, rapper MC Luanna destaca cena feminina do rap na 2ª noite do Afropunk Brasil

A rapper MC Luanna trouxe toda sua energia e talento para o palco do Afropunk Brasil, na segunda noite do evento, realizada no...