Gambá “de estimação” com 150 mil seguidores é levado por polícia ambiental no RS

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Collage Maker 09 Jun 2023 07 15 PM 3457

Um gambá criado como animal de estimação foi apreendido pelo Comando Ambiental da Brigada Militar e levado para o núcleo de conservação e reabilitação de animais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O animal, de 1 ano e sete meses, tinha a rotina compartilhada nas redes sociais, onde somava quase 150 mil seguidores, desde que ele era um filhote. “Emílio” foi levado após uma denúncia de maus-tratos. O bicho era criado no quintal da casa de uma técnica de enfermagem, na cidade de Montenegro.

De acordo com a polícia, o animal não recebia alimentação adequada para sua espécie, e a tutora não tinha licença para a criação. A técnica de enfermagem entrou com um pedido de guarda e criou uma petição para tentar a devolução do animal.

A apreensão aconteceu após o caso do influencer Agenor Tupinambá viralizar nas redes sociais. Ele foi multado pelo Ibama em mais de R$ 17 mil por criar a capivara “Filó”.  Denunciado por suspeita de abuso, maus-tratos e exploração animal, Agenor foi notificado a retirar todas as publicações feitas com os animais de seus perfis nas plataformas digitais.

O artigo 33 da Lei de Crimes Ambientais destaca que é proibido “explorar ou fazer uso comercial de imagem de animal silvestre mantido irregularmente em cativeiro ou em situação de abuso ou maus-tratos”.

image

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Primeira unidade inteligente do SUS será no hospital da USP

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC-FMUSP) será a sede do primeiro Instituto Tecnológico de Emergência...

Estudo mostra que inflamação no cérebro pode ser chave do Alzheimer

Uma pesquisa liderada pelo neurocientista Eduardo Zimmer, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mostra que a inflamação cerebral pode ser...

Ultraprocessados já são quase um quarto da alimentação dos brasileiros

O consumo de ultraprocessados na alimentação dos brasileiros aumentou significativamente, passando de 10% nos anos 80 para 23% atualmente. Este alerta é trazido...