Gambá “de estimação” com 150 mil seguidores é levado por polícia ambiental no RS

Publicado:

Collage Maker 09 Jun 2023 07 15 PM 3457

Um gambá criado como animal de estimação foi apreendido pelo Comando Ambiental da Brigada Militar e levado para o núcleo de conservação e reabilitação de animais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O animal, de 1 ano e sete meses, tinha a rotina compartilhada nas redes sociais, onde somava quase 150 mil seguidores, desde que ele era um filhote. “Emílio” foi levado após uma denúncia de maus-tratos. O bicho era criado no quintal da casa de uma técnica de enfermagem, na cidade de Montenegro.

De acordo com a polícia, o animal não recebia alimentação adequada para sua espécie, e a tutora não tinha licença para a criação. A técnica de enfermagem entrou com um pedido de guarda e criou uma petição para tentar a devolução do animal.

A apreensão aconteceu após o caso do influencer Agenor Tupinambá viralizar nas redes sociais. Ele foi multado pelo Ibama em mais de R$ 17 mil por criar a capivara “Filó”.  Denunciado por suspeita de abuso, maus-tratos e exploração animal, Agenor foi notificado a retirar todas as publicações feitas com os animais de seus perfis nas plataformas digitais.

O artigo 33 da Lei de Crimes Ambientais destaca que é proibido “explorar ou fazer uso comercial de imagem de animal silvestre mantido irregularmente em cativeiro ou em situação de abuso ou maus-tratos”.

image

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Falta de saneamento básico leva mais de 80 mil idosos à internação de no Brasil

Levantamento do Instituto Trata Brasil mostra que pessoas com mais de 60 anos responderam por 23,5% das hospitalizações por doenças relacionadas ao saneamento ambiental inadequado

InfoGripe: casos de SRAG em crianças aumentam em alguns estados

Apesar do cenário nacional seguir em queda, os estados do Amazonas, Roraima, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul registram aumento de ocorrências na faixa etária, associados ao VSR

Sarampo: governo intensifica vacinação no Tocantins e Maranhão

Com a confirmação de 11 casos de sarampo em Campos Lindos (TO) na última semana, o governo intensificou as ações de vacinação no estado. Cidades maranhenses como Balsas e Imperatriz também receberão equipes de saúde para reforçar a imunização da população e conter a propagação da doença