EUA: Justiça bloqueia temporariamente compra da Activision pela Microsoft

Publicado:

Um tribunal nos Estados Unidos proibiu temporariamente a Microsoft de concluir a aquisição da Activision Blizzard, uma das maiores empresas de jogos do mundo, até que o tribunal decida sobre um recurso apresentado pela Comissão Federal do Comércio (FTC) em relação ao caso. A decisão foi tomada na terça-feira pelo tribunal federal de São Francisco, em resposta ao pedido feito pela FTC na segunda-feira.

A FTC solicitou a suspensão temporária da aquisição, no valor de 69 bilhões de dólares, alegando que a Microsoft estava tentando finalizar o negócio antes do início do julgamento, o que seria “difícil, senão impossível” de reverter caso a aquisição fosse considerada ilegal posteriormente, afirmou a comissão.

O tribunal determinou que a ordem de bloqueio temporário da transação “é necessária para manter o status quo” enquanto os processos legais da FTC contra a transação ainda estão em andamento. Além disso, uma audiência sobre outro pedido feito pela FTC para uma decisão final de bloqueio do negócio foi marcada para o dia 22 de junho.

A aquisição, anunciada há um ano e meio, foi aprovada em vários países, incluindo pela Comissão Europeia no mês passado, e tornaria a Microsoft a terceira maior empresa do mundo no setor de jogos. No entanto, a transação foi bloqueada nos Estados Unidos e no Reino Unido devido às preocupações de diversos órgãos reguladores sobre a concorrência na indústria de jogos.

A Microsoft afirmou em comunicado divulgado na terça-feira que “acelerar o processo legal nos Estados Unidos trará mais opções e concorrência ao mercado de jogos”. A empresa também destacou que a ordem de restrição temporária faz sentido até que recebam uma decisão do tribunal, que está se movendo rapidamente.

Em dezembro, a FTC anunciou que tentaria impedir a aquisição da Activision Blizzard, alegando que poderia prejudicar os consumidores, pois permitiria à Microsoft obter importantes títulos de jogos, como “Warcraft”, “Call of Duty” e “Candy Crush”. A queixa da FTC mencionou aquisições anteriores de jogos pela Microsoft, especialmente a Bethesda Softworks, como exemplo de casos em que a Microsoft tornou alguns títulos de jogos populares exclusivos para o sistema Xbox, apesar de ter garantido aos reguladores europeus que não tinha intenção de fazê-lo.

Leia Também: Usar aos AirPods na rua será mais seguro com estas novidades

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Governo planeja implantação da TV 3.0 com cronograma responsável e foco em inclusão digital

O Ministério das Comunicações esclarece que nenhum brasileiro será prejudicado com a implantação da TV 3.0. A Pasta reforça que a introdução da TV...

8 melhores filmes com Jim Carrey para assistir no streaming

Uma nova geração acaba de descobrir o talento de Jim Carrey, especialmente após seu papel como o vilão Dr. Robotnik nos filmes live-action...

Robô da Nasa capta imagens de aurora boreal nos céus de Marte

O rover Perseverance, da NASA, fez história ao registrar uma aurora boreal em Marte pela primeira vez. A imagem revela um céu marciano...