Zanin indica a senadores que vai se declarar suspeito em casos de Lula

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Nas conversas com senadores nos últimos dias, o advogado Cristiano Zanin tem indicado que deve se declarar impedido de julgar processos no Supremo Tribunal Federal (STF) relacionados ao presidente Lula e à Lava Jato.

 

A indicação foi dada por Zanin, por exemplo, em reunião com o senador Alessandro Vieira (PSDB), que tem se posicionado contra a indicação do advogado ao Supremo por “ferir o critério da impessoalidade”.

 

Zanin, vale lembrar, foi o principal advogado de Lula durante a operação Lava Jato. O jurista também atuou na linha de frente da defesa do petista durante a campanha eleitoral de 2022.

 

Em tese, o jurista terá necessariamente que se declarar impedido de julgar qualquer processo em que atuou como advogado. Em outras ações, porém, não há essa vedação expressa, embora juristas divirjam disso.

 

Apesar da sinalização dada pelo advogado, senadores prometem questioná-lo publicamente sobre o tema durante sua sabatina, em 21 de junho. Procurado, Zanin não respondeu. As informações são da coluna de Igor Gadelha no Metrópoles.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Desembargador Salomão Resedá enaltece sétima edição da ‘Fonte de Natal’: “A criança tem direito à convivência comunitária”

Na tarde desta sexta-feira (5), ocorreu a sétima edição da Fonte de Natal, evento anual promovido pela Casa de Apostas Arena Fonte Nova,...

Professor brasileiro é preso pela imigração nos EUA por disparo de arma perto de sinagoga

1) Identidade e papel: Carlos Portugal Gouvêa, 47 anos, brasileiro, professor visitante e advogado. 2) Local, data e contexto: disparo de arma de pressão...

Militar morta em incêndio dentro de quartel do Exército era musicista

Uma jovem militar do Exército Brasileiro morreu carbonizada em um incêndio no 1º Regimento de Cavalaria de Guardas, no Setor Militar Urbano. Ela...