Indicação de Lula ao STF, Zanin agrada senadores da oposição e até bolsonaristas

Publicado:

O Senado não deve criar muitos obstáculos para Cristiano Zanin, indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para compor o quadro de ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). A despeito das críticas por ser advogado pessoal do atual mandatário, o nome do advogado deve ser aprovado com tranquilidade tanto na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) quanto no plenário do Senado, com possível apoio da oposição, inclusive bolsonaristas.

 

Segundo apuração do portal Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias, mesmo ligado intimamente a Lula, Zanin pode receber votos de bolsonaristas de carteirinha.

 

Levando-se em conta apenas os posicionamentos das bancadas, Zanin pode ganhar quatro votos de senadores alinhados ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O PSD, partido que tem três representantes abertamente bolsonaristas, declarou apoio da bancada à aprovação da indicação do presidente Lula. O mesmo acontece com a bancada do MDB.

 

Dessa forma, os seguintes bolsonaristas podem votar pela aprovação de Zanin: Ivete da Silveira (MDB-SC), Nelsinho Trad (PSD-MS), Lucas Barreto (PSD-AP) e Vanderlan Cardoso (PSD-GO). Além disso, Zanin conseguiu quebrar resistência entre os senadores que participaram diretamente do governo Bolsonaro, mesmo sem promessa de votos até o momento.

 

De acordo com o Metrópoles, a indicação de Zanin já contaria com promessa de 33 dos 41 votos necessários para ser aprovado.

 

“EMPATIA”

Damares Alves (Republicanos-DF), ex-ministra da Mulher no governo Bolsonaro, disse ter despertado “empatia” por Zanin após um encontro com o advogado. Ela esteve na reunião da bancada do seu partido com o indicado ao STF. Antes, disse que votaria contra a indicação.

 

“A reunião foi importante para que eu o conhecesse, para que ele também me conhecesse e um pouco de minhas causas. Gostei dele. Me despertou muita empatia. Mas ainda mantenho meu voto”, comentou a senadora ao colunista Paulo Cappelli, do Metrópoles.

 

Hamilton Mourão (Republicanos-RS), ex-vice-presidente de Jair Bolsonaro, disse à colunista Bela Megale, do O Globo, que “discorda do processo” de indicação do ex-advogado de Lula, mas “não da pessoa”. Questionado se votaria a favor, ele se furtou a responder: “O voto é secreto”.

 

Marcos Pontes (PL-SP), ex-ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações do governo Bolsonaro, se encontrou nessa quinta-feira (15/6) com Zanin. A indicação deverá ser apreciada pela CCJ na próxima semana e, em seguida, analisada no plenário do Senado.

 

Dos bolsonaristas, quem criticou mais abertamente o nome do indicado por Lula até o momento foi o ex-juiz Sergio Moro (União-SP).

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Cães farejadores ajudam a localizar mais de 26 quilos de drogas enterradas em Eunápolis

Na manhã deste sábado (26), a Operação Navalha revelou um importante passo no combate ao tráfico de drogas em Eunápolis. Em uma...

Operação Ambiental fecha local por mineração Ilegal e apreende máquinas no sudoeste baiano

Uma operação ambiental impactante no sudoeste baiano resultou no fechamento de uma área de mineração irregular na comunidade de Gameleira, em Boquira. Nesta...

Ciclista atropelada por juiz bêbado morre dois dias após acidente

Na madrugada de sábado, 26 de julho, a ciclista Thais Bonatti, de apenas 33 anos, faleceu após ser atropelada por Fernando Augusto Fontes...