Governo anuncia recursos para construção de dois presídios no Rio

Publicado:

Logo Agência Brasil

Os governos federal e do Rio de Janeiro assinaram nesta segunda-feira (19) acordos na área de segurança pública. Entre eles está o repasse de recursos para a construção de dois presídios no estado.ebcebc

As duas unidades terão capacidade para receber até mil detentos. Uma delas será de segurança máxima e poderá abrigar 200 presos. A outra, de segurança média, poderá receber 800 pessoas.

Notícias relacionadas:

  • Governo orienta estados sobre uso do Fundo de Segurança Pública.
  • Superlotação e péssimas condições em presídios são base de facções .
  • Plataforma amplia indicadores de segurança pública .

Também foi acertada a transferência de 31 presos de alta periculosidade do Rio de Janeiro para penitenciárias federais em outros estados.

“Inicialmente, são 31 vagas no sistema penitenciário federal, mas a secretária [estadual de Administração Penitenciária do Rio, Maria Rosa Nebel] sabe que ela tem um crédito ilimitado no sistema penitenciário federal. Todas as transferências que forem necessárias e autorizadas pela Justiça serão feitas”, disse o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino.

Segundo o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, os presos que serão transferidos ainda estão sendo definidos junto ao Ministério Público e à Vara de Execuções Penais.

Roubo de cargas

O Ministério da Justiça também assinou acordo de parceria para uma operação conjunta contra o roubo de cargas no estado.

“O roubo de cargas foi uma prioridade definida pela governador do Rio de Janeiro. Ele definiu esse como o primeiro tema das operações integradas. Haverá outras”, disse Dino. “Nenhuma atividade criminosa hoje é isolada de outras que compõem uma espécie de ecossistema criminoso”, acrescentou.

Em cerimônia, o Também foi assinado um acordo para a construção da Casa da Mulher Brasileira, equipamento de proteção a mulheres vítimas da violência.

O Ministério da Justiça também firmou parcerias com as universidades federais do Rio de Janeiro (UFRJ) e Fluminense (UFF) para fortalecer pesquisas voltadas para a redução da violência.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Lula reafirma disposição de diálogo após fala de Trump

Na noite de sexta-feira, Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou o compromisso do Brasil em manter um canal de diálogo aberto com os...

Festa exclusiva de Bruna Marquezine em ilha tem regras rígidas; veja

Bruna Marquezine, aos 29 anos, está prestes a dar início a um novo capítulo em sua vida, celebrando seus 30 anos em grande...

Afoxé movimenta ruas do Carmo neste fim de semana

As ruas do Santo Antônio Além do Carmo estarão pulsando de alegria e música neste domingo, 3, a partir das 16 horas. O...