Tribunal de Justiça da Bahia considera ilegal greve de professores em Caravelas

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A decisão atendeu ao pedido para declarar a ilegalidade da greve, deflagrada pelos servidores municipais da educação, imediatamente à votação do Projeto de Lei N.° 004/2018, aprovado pela maioria dos vereadores da Câmara Municipal de Caravelas, no último dia 06 de agosto.

A ação N.º 8018319-35.2018.8.05.0000 foi ajuizada pelo município contra atos promovidos pela APLB/Sindicato, sem cumprir as regras da Lei de Greve, o que causou graves riscos à essencialidade do serviço de educação fundamental.

A APLB/Sindicato foi acusada de mobilizar os professores para deflagar greve na rede municipal de ensino, sem disponibilizar equipes de trabalho para manter as aulas e não comprometer o calendário escolar.

A principal bandeira do movimento paredista foi a alegação de a mudança no plano de carreira diminuir salários e retirar direitos dos servidores da educação.

Segundo a Secretária de Educação de Caravelas, Giselia de Souza, “a aprovação da lei regulamentou o Plano de Carreira dos Servidores da Educação, elaborado em conformidade com a legislação federal e dentro dos limites orçamentários, o que concedeu o aumento real de 28,32% (no salário base) para os profissionais do magistério, garantindo o pagamento do piso salarial nacional, nunca antes pago no município de Caravelas em gestões anteriores”, disse.

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ/BA) concedeu a antecipação de tutela, além de determinar o retorno imediato dos professores da rede municipal de ensino às suas atividades, sob pena de multa diária no importe de R$ 20.000,00 (vinte mil reais).

.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Pavimentação asfáltica com drenagem e a Escola Municipal Castro Alves são entregues aos moradores de Barcelona, distrito de Caravelas

A inauguração da Escola Municipal Castro Alves e da obra de pavimentação asfáltica com drenagem pluvial do Bairro Erasmão marcou, em janeiro de 2026,...

Caravelas paga a primeira parcela dos precatórios da Fundef

Uma reparação de valores pagos indevidos no período, garantindo justiça aos profissionais da rede pública de educação que atuaram em escolas municipais de Caravelas...

Câmara de Caravelas mantém aprovação das contas de 2023 do ex-prefeito Silvio Ramalho

As contas do ex-prefeito de Caravelas, Silvio Ramalho, relativas ao exercício financeiro de 2023, foram mantidas como aprovadas com ressalvas após votação na sessão...