Terra Yanomami zera alertas de garimpo ilegal pela 1ª vez desde 2020

Publicado:

Pela primeira vez desde 2020, a Polícia Federal (PF) não registrou nenhum alerta de garimpos ilegais em Terra Indígena Yanomami. O monitoramento feito pela PF via satélite identificou que a região já está há 33 dias sem novas áreas de exploração. A informação foi divulgada nesta terça-feira (20/6).

O número de alertas caiu 93% neste ano. Em maio e abril do ano passado, foram registrados 538 alertas, neste ano, a quantidade caiu para 33.

“Esta é a primeira vez, desde o início deste tipo de monitoramento, em agosto de 2020, que se observa a ausência de alertas de garimpos por um período tão longo de tempo. Tais resultados indicam que, pela primeira vez nos últimos anos, não houve novas áreas de garimpo ilegal sendo exploradas”, informou a PF.

O levantamento que não identificou nenhum alerta novo de garimpo foi feito no dia 8 deste mês. As imagens feitas pelo satélite são processadas e consolidadas a cada sete dias.

O satélite identifica desmatamentos comuns na atividade garimpeira para gerar novos alertas. Uma redução nos alertas é percebido pela PF desde desde o início deste ano, quando foram intensificadas ações contra o garimpo ilegal na região.

Após a redução, a PF planeja iniciar uma nova fase da Operação Libertação na Terra Yanomami. “O foco será ocupar áreas dentro da reserva para assegurar a retomada da normalização da prestação de serviços básicos aos Yanomami.”

Desde a notificação nacional da crise humanitária causada pelo avanço do garimpo na região das TIs Yanomamis, em Roraima, a operação está em vigor. Mortes, casos de desnutrição, estupro, exploração e malária foram identificados pelo governo federal.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem é esfaqueado ao tentar separar briga em Itamaraju

Na madrugada de um domingo em Itamaraju, a tranquilidade foi repentinamente quebrada. Uma guarnição da Polícia Militar da 43ª Companhia Independente...

Paredão com drogas e armas à mostra causa madrugada de tensão no bairro de São Marcos, em Salvador

Na madrugada deste domingo (3), o bairro de Coroado, em São Marcos, em Salvador, foi palco de uma madrugada tumultuada. Uma festa tipo...

Ato bolsonarista: USP calcula que 37,6 mil foram à Paulista

O cenário político brasileiro viveu mais um capítulo intenso neste domingo (3/8), quando a Avenida Paulista se encheu com a manifestação de apoiadores...