ANPR forma lista tríplice para PGR, mas Lula não deve seguir indicações

Publicado:

A Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) concluiu nesta quarta-feira (21) a eleição para formação da lista tríplice para procurador-geral da República. A lista é encabeçada pela subprocuradora-geral da República Luiza Frischeisen, que recebeu 526 votos. Ela também foi a mais votada da última lista, elaborada em 2021. 

 

O processo indica o desejo dos procuradores sobre quem pode ocupar o cargo e embora tenham sido definidos os três nomes, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem falado abertamente que não pretende escolher o novo PGR a partir da lista. O nome escolhido ocupará a cadeira de Augusto Aras, que está em seu segundo mandato na Procuradoria-Geral da República. 

 

Ainda compõem a lista tríplice, o subprocurador-geral da República Mario Bonsaglia, que recebeu 465 votos, e o subprocurador-geral da República José Adonis, 407 votos.  

 

Após a eleição, a ANPR encaminhará os nomes ao presidente da República, com a indicação dos respectivos currículos. O presidente da ANPR, Ubiratan Cazetta, solicitou audiência com o presidente Lula, mas ainda não há data marcada.

 

“A manifestação dos membros do Ministério Público Federal reforça uma luta histórica, que longe de ser corporativa, acena para a sociedade brasileira e para o próprio Presidente da República com um sistema que repete o desenho adotado para todos os demais Ministérios Públicos brasileiros e que traz a vantagem da transparência em sua formulação. Continuaremos a manter o diálogo e a busca por um modelo de escolha que fortaleça o papel do Procurador-Geral da República na construção da democracia, com sua autonomia e independência “, destacou Cazetta.

 

A escolha para a PGR é uma atribuição do presidente da República, definida pela Constituição Federal, no entanto ele não tem a obrigação de seguir a lista tríplice. Nos dois primeiros mandatos, Lula seguiu a lista, mas agora afirma que não tem mais compromisso com ela. Em 2021, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não seguiu a lista tríplice elaborado pela ANPR e reconduziu Aras ao cargo. 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Juspod: Isabela Suarez e Georges Humbert destacam o papel do Brasil na sustentabilidade

Nos dias 14 e 15 de setembro, Salvador sediou o 3º Congresso de Direito e Sustentabilidade, no histórico Palacete Tira Chapéu. O evento,...

Suspeito finge ser aluno e rouba funcionários de faculdade EAD no bairro de Nazaré

Um homem se passou por estudante de uma universidade à distância e conseguiu roubar vários telefones celulares de colaboradores da instituição no bairro...

Mulher é presa por liderar esquema de lavagem de dinheiro no DF

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) desmantelou uma associação criminosa envolvida em fraudes bancárias e lavagem de dinheiro. Isso ocorreu durante a...