Reforma tributária: PL pode recuar e liberar bancada na votação

Publicado:

O PL, partido de Jair Bolsonaro e com a maior bancada da Câmara dos Deputados, pode liberar a votação da reforma tributária caso as propostas feitas pelos governadores ao relator do projeto, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), e ao presidente da Casa Legislativa, Arthur Lira, sejam aceitas.

 

Entre as propostas estão mudanças no texto sobre o Imposto de Valor Agregado (IVA), na transição dos tributos, no conselho federativo e nos impostos seletivos. As informações são do Metrópoles, parceiro do Bahia Notícias.

 

Os estados pedem que o texto final o IVA Dual – tributo dividido entre a esfera federal, estadual e municipal -, tenha regras diferentes entre o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e o Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS). O texto atual defende que o IBS e o CBS tenham alíquotas iguais. O CBS seria um imposto de arrecadação federal e o IBS estadual, substituindo, assim, o PIS, Cofins, IPI, ICMS e ISS.

 

Sobre a transição dos tributos, os estados defendem que, de 2026 a 2031, o IBS e o CB tenham uma alíquota teste de 1% e que, em 2033, o ICMS seja extinto. O texto atual prevê que, a partir de 2029, o ICMS seria reduzido por ?, com compensação do IBS, e assim por diante até a completa extinção, em 2033.

 

Já sobre o imposto seletivo, que teria caráter extra-fiscal e que seria utilizado para desestimular o consumo de produtos nocivos à saúde e ao meio ambiente, os estados defendem que é competência dos entes federativos decidirem sobre quais produtos tributo será aplicado e qual será a alíquota. O texto da reforma tributária defende que a União seria a responsável pela decisão.

 

O conselho federativo é um dos únicos pontos em que há discordância entre os estados. O comitê busca centralizar os recursos arrecadados com o futuro Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), que juntará os atuais ISS e ICMS, que, de acordo com o texto atual, terá distribuição paritária entre estados e municípios.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Áreas de duas regiões do DF ficam sem energia nesta terça (2/12)

Divulgação/Neoenergia Moradores do Lago Norte e do Sudoeste devem ficar atentos. Nesta terça-feira (2/12), nessas áreas, o fornecimento de energia será interrompido temporariamente. No Lago...

Novo secretário se diz chocado com caso de mulher arrastada na Marginal

O recém-nomeado secretário da Segurança Pública de São Paulo, Osvaldo Nico Gonçalves, mostrou-se chocado com a brutalidade do caso envolvendo Tainara Souza Santos,...

Luciano Huck retoma “sonho antigo” e admite desejo de disputar a Presidência da República

O apresentador Luciano Huck voltou a abordar a possibilidade de disputar a Presidência da República. Durante uma entrevista, ele revelou que sua experiência...