Em Salvador, SPMJ e Ministério das Mulheres reúnem rede de enfrentamento à violência em vistoria à Casa da Mulher Brasileira

Publicado:

Representantes da rede de proteção à mulher se reuniram nesta quinta-feira (6) para debater o termo de adesão e a implementação da Casa da Mulher Brasileira em Salvador. Estiverem presentes, a Secretária de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude, Fernanda Lordêlo, a Secretária Nacional de Enfrentamento à Violência Contra Mulheres do Ministério da Mulher, Denise Motta Dau; a presidente da Coordenadoria da Mulher, no Tribunal de Justiça da Bahia, desembargadora Nágila Brito; Elisângela Araújo, Secretária de Políticas para Mulheres do Estado da Bahia; Sara Gama, Promotora de Justiça; Luciana Valverde, do Gabinete do Delegado-Geral da Polícia Civil e Isabel Martins da Defensoria Pública.

 

O encontro teve como objetivo fortalecer o alinhamento entre a SPMJ, o Ministério das Mulheres, Defensoria Pública, Ministério Público, Procuradoria Geral do Estado, Vara de Justiça, Polícia Civil e Polícia Militar e os serviços psicossociais e jurídicos oferecidos pelo município através do Centro de Referência de Atenção a Mulher , visando definir o que cada ente poderá investir de recursos humanos, quantidade de serviços e capacidade de atendimento.

 

“A gestão administrativa da Casa ficará a cargo da Prefeitura Municipal de Salvador e a reunião de hoje foi muito importante para a consolidação da rede de serviços de enfrentamento à violência contra mulher que iremos oferecer, é preciso integralizar as ações para melhor acolher o público feminino”, afirmou Fernanda Lordêlo, secretária da SPMJ.

 

A Casa da Mulher Brasileira, localizado na Av Tancredo Neves, está em processo de finalização e segue com 86% das obras concluídas. A previsão de entrega é em agosto de 2023. O equipamento abrigará ampla estrutura para ações de combate à violência contra o público feminino na cidade e será gerida pela Secretaria de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ), através do colegiado gestor.

 

Representante do Ministério da Mulher, Denise Motta Dau, explicou que o Governo Federal planeja fomentar a construção de outras Casas no interior do estado. “Nossa ideia aqui na Bahia é termos também mais três Casas da Mulher Brasileira, em Itabuna, Irecê e Feira de Santana, se tudo der certo e as prefeituras apresentarem terrenos adequados”.

 

A Casa da Mulher Brasileira de Salvador tem o investimento de R$ 14 milhões e foi construída no espaço cedido pela Secretaria de Patrimônio da União (SPU).  O espaço tem estrutura com 3,5 mil m² e funcionará 24h. As representantes do Ministério da Mulher além de se reunirem com a rede também visitaram a obra que está em vias de finalização.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vitória da Conquista lidera redução de crimes na Bahia, aponta levantamento da PM-BA

Recentemente, a Polícia Militar da Bahia (PMBA) apresentou dados que revelam uma impressionante diminuição da criminalidade no estado, destacando Vitória da Conquista como...

Motorista terceirizado do Cras é morto a tiros dentro de casa em Jequié

Na tranquila cidade de Jequié, no sudoeste da Bahia, uma tragédia abalou a comunidade. Na última quinta-feira, dia 31, Ramon dos Santos, um...

Dona de bar é presa por vender bebida alcoólica a adolescentes no sul da Bahia

Na noite de quinta-feira, um episódio alarmante ocorreu em Itabatã, no distrito de Mucuri, sul da Bahia. Uma mulher, proprietária de um bar,...