Exportações baianas têm queda de 26,8% em primeiro semestre deste ano

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

As exportações de produtos baianos caíram 26,8% no primeiro semestre deste ano. No período, o volume embarcado para outros países foi de cerca de 5 bilhões de dólares. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (11) pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI), autarquia vinculada à Secretaria de Planejamento do Estado (Seplan).

 

No último mês do período, junho, as exportações baianas registraram 745,2 milhões de dólares, queda de 47,2% ante igual mês do ano passado. Segundo a SEI, uma das explicações é que o período foi marcado por uma queda de preços e redução da demanda global. Os preços de itens vendidos caíram em média 17,4% no primeiro semestre, reflexo do ambiente global de desaceleração da economia e aperto monetário em vários mercados.

 

No mesmo período do ano passado, acrescenta a SEI, o mercado internacional vivia em tempos de recuperação e aumento do consumo mundial pós-covid. Ocorria alta de preços não só pela reabertura da economia, como também pela guerra no leste europeu que fez subir os preços de diversos produtos, sobretudo petróleo e grãos, principais setores da pauta de exportação baiana.  

 

SEGUNDO SEMESTRE

Ainda segundo a superintendência, no segundo semestre, o panorama não é tão favorável. Os embarques agrícolas, principalmente de soja em grãos, se concentram na primeira metade do ano. Além do fator sazonal, há o conjuntural. Os principais parceiros comerciais dão sinais de redução em suas atividades econômicas e, portanto, menor propensão às compras.

 

Em relação ao primeiro semestre do ano passado, houve queda nas vendas para quase todos parceiros comerciais da Bahia. Entre os três principais, a exportações para a China caíram 22,8%, para Singapura a baixa foi de 40,1% e para os Estados Unidos o recuo foi de 19,1%.

 

O saldo positivo no primeiro semestre foi para as vendas ao Canadá (31,8%, ouro, minério de níquel, pneus); à Alemanha (13,3%, farelo de soja, magnesita, fumo, pneus) e ao Japão (290%, ferro silício, soja, milho e celulose). 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Homem é preso por descumprir medida protetiva e ameaçar ex-companheira em Vitória da Conquista

Meta descrição: Agressor descumpre medida protetiva, ameaça ex-companheira e é detido em Vitória da Conquista; na abordagem, três armas brancas são encontradas em...

Região da Rodoviária terá linha especial durante suspensão do metrô neste domingo; saiba mais

Avenida ACM e Shopping da Bahia: continuidade das intervenções para implantação do novo viaduto exige fechamento das estações do metrô neste domingo (28),...

VÍDEO: Ataque a tiros promovido por traficantes do BDM causa pânico em São Roque do Paraguaçu

Um ataque a tiros foi registrado na madrugada desta quinta-feira, 25 de dezembro, no distrito de São Roque do Paraguaçu, no município de...