Bahia decreta emergência zoossanitária para influenza aviária H5N1

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

A emergência zoosanitária foi publicado pelo Governo da Bahia no Diário Oficial de sábado (22). A influenza aviária H5N1 tem afetado aves silvestres migratórias e de subsistência em alguns estados do Brasil. 

O primeiro caso registrado, no entanto, foi no Espírito Santo, em maio. Na Bahia, a primeira contaminação foi notificada no dia 17 de junho e, até o momento, mais três casos foram registrados. Todos em aves silvestres nas cidades de Caravelas (1), Alcobaça (1), Prado (1) e Porto Seguro (1).

De acordo com informações do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS), da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), desde o primeiro caso no país, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) e o Ministério da Agricultura e da Pecuária (MAPA) intensificaram a vigilância e o monitoramento das aves no estado.

A Sesab, através da Vigilância Sanitária e da CIEVS, também tem acompanhado as pessoas expostas às aves, fazendo testagem.

Para apoiar os estados, o MAPA vai disponibilizar um recurso de R$ 200 milhões no controle e combate da Influenza Aviária. Uma portaria também foi publicada e já está sendo usada para orientar os gestores sobre os trabalhos que estão sendo realizados, a partir de agora, para erradicação da doença.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Comandante da PM comenta da mudança de Igor Kannario e tranquilidade no Carnaval de Juazeiro

O Carnaval Antecipado de Juazeiro, na Bahia, terminou com saldo positivo, celebrado pelas autoridades locais. Em declaração nesta terça-feira (3), o Coronel Wildon...

Explosão em fábrica clandestina de fogos termina em morte no Recôncavo baiano

Uma explosão em uma fábrica clandestina de fogos de artifício deixou uma vítima fatal na tarde desta terça-feira (3), na localidade de Bangolá,...

Raimundo Costa, Adriano Lima e Bebeto Galvão selam aliança e decidirão juntos filiação partidária

Resumo SEO: A aliança entre Raimundo Costa (Podemos), Adriano Lima (PP) e Bebeto Galvão (PSB) pode redesenhar o cenário para deputado federal na...