Nesta quarta-feira, 16, em torno de 50 idosos acima de 60 anos acordaram mais cedo com o sonho de voltar a enxerga, recuperar a auto estima e o prazer de trabalhar, o que eles desejam são coisas simples, mas que é essencial para viver melhor.
A Prefeitura do Prado, através da secretaria de saúde promoveram uma caravana com pacientes para ser realizados procedimentos de consultas e cirurgias de catarata na cidade de Teixeira de Freitas. A secretaria de saúde Barbara Feitosa junto com sua equipe acompanhou de perto os pacientes que ficaram em grupo e com crachá de identificação, pois grande era o número de pacientes.
Segundo Bárbara Feitosa todos os dias sairá ônibus, van e kombi para os pacientes até o dia 22 de Outubro, quando se encerra as consultas e cirurgias de catarata em Teixeira de Freitas. “A pessoa que tiver alguma deficiência visual que seja corretiva poderá passar por esse processo cirúrgico. ? uma grande oportunidade para aqueles que sofrem e enxergam de forma limitada”, concluiu.
A paciente Liana Tinoco Gomes foi consultada e diagnosticada” Uma prioridade para nós da terceira idade. Foi maravilhoso, fomos muito bem atendidos, enfim, acredito que tudo saiu conforme a necessidade de cada um”, disse Liana.
Participaram municípios como Alcobaça, Caravelas, Ibirapuã, Itamaraju, Itanhém, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Prado e Vereda.
Por intermédio e iniciativa da secretaria de saúde, Barbara Feitosa o grupo do Prado foram os primeiros a ser atendidos, facilitando assim a comodidade desses idosos.
O Saúde em Movimento é um programa desenvolvido pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab) com a finalidade de levar serviços de saúde para os moradores das cidades do interior baiano. O projeto já realizou, desde o seu início em 2009, 65 mil cirurgias de catarata beneficiando moradores de mais de 350 municípios.
O público-alvo para os atendimentos são pessoas com idade superior a 60 anos, que possuam ou não alguma doença ocular e alunos do Programa TOPA (Todos pela Alfabetização).
Logo mais vídeo com depoimentos de pessoas simples, cidadãos, pradenses que foram em busca de um novo olhar. No fim desta jornada o Primeiro Jornal vai contar a historia dessas pessoas que depois da cirurgia se tornaram novas pessoas, com um novo olhar, uma nova percepção.
Comentários Facebook