Blogueiro foragido e na lista da Interpol diz ter entrado no Brasil com R$ 300 mil

Publicado:

Desde janeiro, o blogueiro Oswaldo Eustáquio tem um documento que autoriza sua permanência provisória no Paraguai. Com isso, a Polícia Federal brasileira ainda não conseguiu cumprir a ordem de prisão assinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em vigor desde março. Contudo, o militante de extrema-direita vem sempre ao Brasil, mesmo com as restrições.

 

É o que ele mesmo afirmou ao site The Brazilian Report. Incluído na lista vermelha da Interpol, a Organização Internacional de Polícia Criminal, Eustáquio afirmou que vem sempre ao Brasil e atravessa a fronteira com dinheiro em espécie, sem fazer qualquer tipo de declaração. “Meu barbeiro está no Brasil. Visito regularmente minha família em Céu Azul [no Paraná] e já fui até aos jogos do Athletico Paranaense. Sempre como do lado brasileiro na fronteira”, afirmou Eustáquio na entrevista.

 

De acordo com as informações, o blogueiro saiu Pedro Juan Caballero, no Paraguai, e atravessou a fronteira para Ponta Porã (MS) com cerca de R$ 300 mil em dinheiro, escondidos em uma pasta do laptop. Ele não teria declarado a quantia à Receita Federal.

 

O ministro Alexandre de Moraes já determinou que a Polícia Federal inclua Oswaldo Eustáquio Filho na lista vermelha da Interpol. No Brasil, o blogueiro é investigado por participar em atos antidemocráticos. Ele tem ordem de prisão decretada desde dezembro do ano passado, contas bloqueadas, está foragido e usou o nome da filha de 15 anos para arrecadar dinheiro.

 

Ao mesmo tempo, o jornalista de extrema-direita conta com um documento, válido por um ano, que comprova o pedido de status de refugiado, assinado pela Comissão Nacional para Apátridas e Refugiados (Conare) do Paraguai em 10 de janeiro.

 

A PF chegou a localizar Eustáquio em março deste ano, em Assunção, no Paraguai, mas não pôde prender o blogueiro. Ao ser abordado, ele apresentou o documento. Por isso, Moraes ordenou o bloqueio de automóveis, contas e cartões bancários e imóveis em nome de Eustáquio. O bloqueio bancário também atingiu a filha de 15 anos de Eustáquio depois que ele pediu doações na internet à conta da jovem.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Polícia Civil apreende material ligado ao tráfico de drogas em Feira de Santana

Na última sexta-feira, a Polícia Civil realizou uma operação no bairro Aviário, em Feira de Santana, que resultou na apreensão de porções de...

Tijolada no rosto: gari é agredido por morador após briga sobre lixo

O gari Francisco Ferreira da Silva, de 47 anos, sofreu uma grave agressão enquanto trabalhava na quinta-feira (13), na Travessa Havaí, no bairro...

Mais de 20 mil pessoas são evacuadas após descoberta de bomba da Segunda Guerra em Nuremberg, na Alemanha

Mais de 20 mil moradores de Nuremberg foram evacuados em razão da descoberta de uma bomba da...