Caravelas promove curso de atendimento pré-hospitalar

Publicado:

Enfermeiros e técnicos de enfermagem de Caravelas e outros profissionais da área de saúde que atuam em Alcobaça, Posto da Mata, Prado, Teixeira e Itabatan também participaram do curso.

A principal abordagem foi a importância do primeiro atendimento da vítima e os resultados positivo dos primeiros cuidados, sobretudo, a correta manipulação da vítima, o método de retirada de capacete, a imobilização em caso de fraturas, a reanimação cardiopulmonar (RCP), os movimentos sincronizados para colocar o paciente na prancha, paciente engasgado e crise convulsiva, dentre outros procedimentos.

Os socorristas e enfermeiros da cidade de Ilhéus, Markus Farias e Catarino, ministraram o curso, com duração de 10 horas e com certificado, no último sábado, dia 20. A parte teórica foi passada nas dependências da Secretaria de Saúde de Caravelas e a prática aconteceu em dinâmicas realizadas na Praça Teófilo Otoni, em frente ao Fórum, no centro da cidade caravelense.

Caravelas promove curso de atendimento pré hospitalar 11
Simulação de socorro à um acidentado de moto

A parte prática foi um choque, com o realismo proposto pela maquiagem para representar as situações reais do dia-a-dia. As vítimas maquiadas, com fraturas expostas, inconsciente, com diagnóstico de traumatismo – depois de uma queda de moto -, a retirada do capacete, a agilidade necessária, a sincronia e a dinâmica. A turma sentiu a pressão.

Segundo a Secretária Municipal de Saúde, Ananda Medeiros, “o objetivo foi promover a atualização dos procedimentos utilizados nas situações de resgate e socorro, de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde”, afirmou.

[justified_image_grid flickr_user=80275062@N06 flickr_photoset=72157672638389807].

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

InfoGripe: número de casos de SRAG segue em queda no país

Embora a incidência ainda esteja elevada, o cenário reflete a interrupção do crescimento ou diminuição das hospitalizações por vírus sincicial respiratório (VSR)

Capitais do Norte e Nordeste ocupam os piores índices de saneamento básico em 2025

Estudo do Instituto Trata Brasil aponta que 8 das 20 piores cidades são capitais dessas regiões; Porto Velho, Macapá e Rio Branco têm os menores índices de coleta e tratamento de esgoto

Vacinação contra o sarampo é intensificada em áreas de fronteira

O objetivo é evitar a reintrodução do vírus no país