“Não há razão para que não haja uma mulher negra no STF”, defende Cármen Lúcia

Publicado:

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, fez coro à indicação de uma mulher negra para a próxima vaga a ser aberta na corte, em virtude da aposentadoria da ministra Rosa Weber em outubro. Em entrevista à Marie Claire, publicada nesta terça-feira (8), a magistrada afirmou que “como cidadã, acho uma coisa luxuosa, maravilhosa e necessária uma mulher negra no STF”. 

 

Cármen Lúcia ainda disse ser imprescindível que isso ocorra, ainda mais diante do retrato social do Brasil, população de maioria negra e “que essa maioria tem uma história tão torturante, tão injusta e sofrida”. O STF nunca teve uma mulher negra como ministra e em toda sua história teve apenas três integrantes do gênero feminino – além dela, Rosa Weber e Ellen Graice.  

 

“E acho que haverá de chegar a hora. Haverá de chegar, não, talvez já tenha passado muito da hora de ter [uma mulher negra]. Você vê que vem desde muito o preconceito cortando vidas profissionais que poderiam trazer um enorme benefício para a sociedade brasileira. E temos juízas e desembargadoras negras competentíssimas. Não há, portanto, razão para que não haja uma mulher negra no STF”, defendeu a ministra.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

MP-BA recomenda medidas contra “paredão” em Cruz das Almas

O Ministério Público da Bahia (MP-BA) está agindo em defesa da tranquilidade em Cruz das Almas. Por meio da 3ª Promotoria de Justiça,...

Homem é morto e outro fica ferido durante ataque no bairro de Dois de Julho, em Salvador

Na noite de segunda-feira (28), o bairro Dois de Julho, localizado no Centro Histórico de Salvador, foi cenário de um violento ataque a...