Lula viaja ao Paraguai nesta terça para posse de novo presidente

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: 2 minutos
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltará a cuidar da agenda internacional nesta terça-feira (15/8), quando estará em Assunção para a posse do presidente paraguaio Santiago Peña. O país vizinho será o 16º a ser visitado pelo petista em oito meses de mandato, o 4º na América do Sul.
De acordo com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, a agenda no Paraguai faz parte do esforço de retomada da política externa do país, com destaque para a valorização das parcerias com os países vizinhos. Em julho, o Brasil assumiu a presidência do Mercado Comum do Sul (Mercosul) sob discurso de Lula pelo fortalecimento da aliança entre os países do continente e reiterando desejos como a assinatura de acordos comerciais com a União Europeia.
O Brasil é destino de 36,9% das exportações paraguaias, o que o torna o principal parceiro comercial do país. No Paraguai está também a terceira maior comunidade brasileira no exterior, atrás apenas de Estados Unidos e Portugal. A relação entre os dois países também é marcada pelo compartilhamento do potencial energético da Itaipu Binacional, responsável por suprir 8,72% da demanda brasileira e  86,4% da paraguaia.
  • Leia mais: Disputada nas eleições de 2022, Minas ainda não viu Lula em 2023
Economista de 44 anos, Santiago Peña foi eleito presidente em 30 de abril pelo partido Colorado com 42,74% dos votos diante de  Efraín Alegre, que teve 27% do eleitorado. Em mandato de cinco anos que se inicia nesta semana, o novo presidente substituirá Mario Abdo Benítez, seu correligionário.
Entre a eleição e a posse, Peña esteve duas vezes no Brasil: em 16 de maio e 26 de julho. Em ambas as oportunidades, o paraguaio teve encontros com Lula.
Desde que ocupou, pela terceira vez, a cadeira de presidente, Lula já passou por Argentina, Uruguai, Estados Unidos, China, Emirados Árabes, Portugal, Espanha, Reino Unido, Japão, Itália, Vaticano, França, Colômbia, Bélgica e Cabo Verde. Ainda neste mês, a agenda do petista deve ser ocupada por um périplo africano com passagens pela África do Sul, São Tomé e Príncipe e Angola.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Justiça ordena que Bolsonaro apague montagem com Boulos das redes sociais

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A Justiça de São Paulo determinou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apague do seu perfil no X (antigo Twitter) uma montagem envolvendo o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), pré-candidato à Prefeitura de São Paulo. A imagem buscava relacionar o psolista a uma decisão do governo Lula (PT) de colocar

STJ põe governador Gladson Cameli no banco dos réus por corrupção, mas o mantém no cargo

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) tornou réu o governador do Acre, Gladson Cameli (PP), por corrupção passiva, organização criminosa, peculato, fraude à licitação e lavagem de dinheiro. A decisão foi unânime. O advogado Pedro Ivo Velloso Cordeiro, que representa o governador, afirma que ele é vítima de "perseguição" e que as

Bolsonaro deve ter alta na próxima 6ª, após 13 dias internado com erisipela

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deve receber alta hospitalar em São Paulo na próxima sexta-feira, 17, depois de passar quase duas semanas internado com erisipela, uma infecção de pele causada por bactérias, e desconforto abdominal. A previsão é de que ele retorne a Brasília no mesmo dia e continue o tratamento médico em casa. A