Milei lidera primárias da Argentina, mostra força e deixa governo em choque

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: < 1 minuto


javier milei

A Argentina está definindo, neste domingo, 13, os candidatos à presidência para as eleições de 22 de outubro. Com 77% das urnas apuradas, o economista Javier Milei aparece na liderança. Postulante da ultradireita, o outsider conta com 32,11% dos votos e é o candidato único do A Liberdade Avança. A sigla Juntos pela Mudança, de direita, aparece na segunda colocação, com 27,9% dos votos. Apoiada pelo ex-presidente Maurício Macri, Patricia Bullrich superou a disputa interna com Horacio Rodríguez Larreta. Já a terceira força é o União pela Pátria, do presidente Alberto Fernández e de centro-esquerda, com 26,6%. Como já era esperado, o atual ministro da Economia, Sergio Massa, ficou à frente de Juan Grabois. Para avançar à próxima fase, os candidatos precisavam ter ao menos 1,5% dos votos válidos.

O processo de votação na Argentina é conhecido como Paso (Primárias, Abertas, Simultâneas e Obrigatórias) e funciona como um funil para definir os participantes do pleito geral. Durante o dia, o sistema de votação apresentou falhas e sofreu com alguns problemas. Segundo a juíza María Servini, filas nas zonas eleitoras foram vistas em todo o país. Por causa disso, os resultados começaram a ser divulgados apenas às 22 horas. Outra situação inesperada ocorreu na Casa Rosada, sede do governo argentino, que foi alvo de uma ameaça de bomba. A Polícia Federal precisou isolar a área para fazer uma investigação minuciosa com ajuda de outros órgãos.

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

“Parecia ter acordado da hibernação”: urso invade estrada nos EUA

Um urso surpreendeu, no início da semana, os condutores numa estrada no estado da Califórnia, nos EUA. O animal surgiu na estrada e vagou entre os carros, que tiveram de permanecer parados. O momento foi captado em vídeo por Dan Kanes, um condutor que estava no local. Ao ABC News, Kanes revelou que o incidente

As fortunas dos filhos de presidentes dos Estados Unidos

Ser filho ou filha do presidente dos Estados Unidos não o torna automaticamente rico. É claro que alguns líderes americanos foram/são mais endinheirados do que outros, mas crescer na Casa Branca, sem dúvida, lhes dá uma vantagem na vida. Muitos desses herdeiros de mandatários seguiram os passos dos pais e assumiram os negócios da família

Motorista de 23 anos morre após ser atingida na cabeça por pedra nos EUA

Uma jovem de 23 anos morreu, na noite quarta-feira (15), depois de ter sido atingida na cabeça por uma pedra enquanto conduzia, no estado norte-americano da Carolina do Norte. Brittany Elizabeth Ferguson seguia no condado de Burke, pelas 20h40 (horas locais), quando uma pedra atravessou o para-brisas do seu automóvel e atingiu-a mortalmente na cabeça.