O apagão de grandes proporções interrompeu o fornecimento de energia na manhã desta terça-feira (15). Segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), a interrupção de energia elétrica, exatamente, Às 08h31 (horário de Brasília).
A queda brusca de carga afetou todas as regiões do país. “Uma ocorrência na rede de operação do Sistema Interligado Nacional interrompeu 16 mil MW de carga em estados do Norte e Nordeste do Brasil”, disse o ONS por meio de nota.
O ONS explicou que a ocorrência provocou a separação elétrica das regiões Norte e Nordeste das regiões Sul e Sudeste, com abertura das interligações entre elas. O Sul e o Sudeste também ficaram sem luz, segundo o órgão, devido a uma ação controlada “para evitar a propagação da ocorrência”.
O órgão afirmou ainda que a recomposição já foi iniciada em todas as regiões e estão concluídas nas regiões Sul e Sudeste. Dados apontam que, até 10h45, haviam sido recompostos 30% das cargas da região Norte e 73% da região Nordeste.
Terça-feira difícil para o brasileiro: O apagão atrapalhou o trânsito, com semáforos apagados, e os sistemas de transporte sobre trilhos, com os Metrôs de Salvador, Belo Horizonte e São Paulo registrando paradas forçadas em suas linhas.
Situação dos reservatórios: As causas do apagão serão apuradas, mas o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) descarta que o problema tenha sido causado por falta de água nos reservatórios. Segundo o órgão, os reservatórios que abastecem as hidrelétricas do país estão em situação de normalidade, mesmo os localizados no Nordeste (a região mais árida do país).
Comentários Facebook