Presidente da UPB cobra agilidade ao governo para repasses de emendas parlamentares: “Tem que acelerar”

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Com boa parte dos municípios operando no vermelho, o prefeito de Belo Campo e atual presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB), Quinho (PSD), cobrou celeridade ao governo federal na liberação de emendas parlamentares. 

 

Para o Bahia Notícias, o gestor afirmou que a União prometeu pagar a maioria absoluta das emendas até a próxima terça-feira (22) e comparou a situação atual com o mesmo período do ano passado, quando grande parte dos valores já haviam sido encaminhados aos municípios. 

 

“Para você ter uma ideia, nesse momento em 2022, apenas 8% dos municípios estavam sem receber recurso de emenda. Hoje nós estamos com 68%. Então, o governo tem que acelerar esse repasse. É dinheiro novo que chega no município para que os investimentos sejam mantidos. Não está sendo fácil para ninguém”, disse Quinho durante ato comemorativo aos 59 anos da UPB, nesta quinta-feira (17).

 

Na ocasião, o presidente da UPB fez um balanço da recente visita que fez a Brasília. Entre as pautas discutidas com lideranças do Congresso e ministros do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), está a criação de um financiamento que vai ajudar no equilíbrio dos cofres das cidades.

 

“Solicitamos o AFM, que é o Apoio Financeiro aos Municípios. É um dinheiro novo, um recurso novo na veia, para que os municípios possam conseguir fechar as contas esse ano”, afirmou.

 

Além disso, os gestores também debateram sobre a PEC 25, que prevê aumento de 1,5% no repasse do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) em 2024 e a redução da alíquota de INSS patronal. Segundo Quinho, todas as propostas foram bem recebidas pelas lideranças do Congresso.

 

“Foi uma visita muito produtiva. Tivemos uma vitória importante de colocar mais de 27 deputados federais, além dos senadores que entenderam a complexidade da dificuldade municípios. Estivemos também com Arthur Lira e Rodrigo Pacheco que são sensíveis a esses problemas. Estamos muito esperançosos que as coisas vão acontecer.”, resumiu Quinho.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Salvador é o melhor lugar do mundo para se estar no Carnaval”, diz Alok após show no Festival Virada

O DJ Alok destacou nesta terça-feira (30) o carinho que tem pela cidade de Salvador e sua relação com o Carnaval local, após...

VÍDEO: Incêndio atinge teto de restaurante em condomínio de alto padrão em Trancoso

Um incêndio atingiu o restaurante Divino Brisas, localizado no Outeiro das Brisas, condomínio de alto padrão em Trancoso, distrito de Porto Seguro, no...

Pescador é atacado por jacaré em trecho de Rio São Francisco na Bahia

Meta descrição: Um pescador foi atacado por um jacaré no Rio São Francisco, em Sento Sé, Bahia. O episódio deixou ferimentos no rosto...