A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta sexta-feira (18/8), sete mandados de prisão e cinco de busca e apreensão contra integrantes da cúpula da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) por suspeita de omissão nos atos golpistas de 8 de janeiro. A operação foi autorizada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Os mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos contra:
- comandante da PMDF, coronel Klepter Rosa Gonçalves
- coronel Marcelo Casimiro Vasconcelos Rodrigues
- coronel Paulo José Ferreira de Sousa Bezerra
- tenente Rafael Pereira Martins;
- coronel Fábio Augusto Vieira
Além deles, a determinação do ministro foi de manter a prisão preventiva do:
- coronel Jorge Eduardo Naime
- major Flávio Silvestre de Alencar
Os dois já estavam presos. Naime foi preso em janeiro por suspeita de omissão no 8 de janeiro. Ele estava de folga no dia das invasões. Já Flávio Silvestre de Alencar, preso na 12ª fase da Operação Lesa Pátria, em maio.
No dia 8 de janeiro, Klepter Rosa era subcomandantegeral da PMDF; Fábio Augusto Vieira, comandante-geral da corporação; Marcelo Casimiro, comandante do 1º Comando de Policiamento Regional, cuja circunscrição compreende as áreas da Esplanada dos Ministérios e da Praça dos Três Poderes; Paulo José Ferreira, “número 2” no Departamento de Operações (DOP); Flávio Silvestre Alencar e Rafael Pereira Martins encontravam-se em campo, em posição de comando sobre destacamentos do Batalhão de Choque; e Jorge Eduardo Naime era comandante de operações da PMDF.
- Comandante da PM é preso por suspeita de omissão no 8 de janeiro
Todos são acusados pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, deterioração de patrimônio tombado e por infringir a Lei Orgânica e o Regimento Interno da PM. A busca e apreensão dos celulares foi determinada pois há indícios de que “os indivíduos apagaram mensagens e podem ter se comunicado por outras formas ainda não identificadas pela Procuradoria-Geral da República ou pela Polícia Federal”.
- PGR: troca de mensagens entre comandantes da PMDF evidenciou omissão
Alexandre de Moraes também pediu a Procuradoria-Geral da República (PGR) o afastamento dos sigilos de dados telefônicos e telemáticos dos denunciados, para que seja feito o exame do conteúdo dos celulares.
*Colaborou Renato Souza

Facebook Comments