PGR aciona STF por inconstitucionalidade do ‘Dia do Patriota’

Publicado:

A Procuradoria-Geral da República (PGR) acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) pela inconstitucionalidade da lei que criou o “Dia do Patriota”, em Porto Alegre (RS), a ser celebrado em 8 de janeiro — data dos ataques golpistas em Brasília. A ação foi protocolada na noite desta sexta-feira (25/8).

 

 

 

O pedido consta de uma Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) , apresentada pelo coordenador do Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos (GCAA), o subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos. Também consta uma medida cautelar para suspender imediatamente a lei. 

  • ‘Dia do Patriota’: Porto Alegre celebrará ataques de 8 de janeiro
  • Cúpula do Exército sabia da gravidade da crise na véspera do 8/1

“É inadmissível a elaboração de leis imorais e antirrepublicanas, cujo propósito seja exaltar e comemorar a prática de atos contrários ao Estado Democrático de Direito . Tais atos, em lugar de serem estimulados, exaltados e promovidos, importam ser devidamente sancionados e punidos com os rigores da lei pelas autoridades competentes”, escreve o subprocurador em um dos trechos da ação.

Lei fere princípios da Constituição

No início de agosto, a Câmara Municipal da cidade aprovou projeto do vereador cassado Alexandre Bobadra (PL) que instituiu o “Dia do Patriota” na cidade, na mesma data dos ataques terroristas em Brasília. Apesar de não justificar a escolha do dia, o termo é amplamente utilizado por bolsonaristas para se identificarem, incluindo os extremistas que invadiram as sedes dos poderes.

Carlos Frederico defende que não há dúvidas de que a data se refere ao episódio golpista. Ele cita que a lei viola os princípios republicano, democrático e da moralidade, além de citar que não existem outros meios capazes de sanar a lesividade da norma de forma ampla, geral e imediata.

O texto pede que o STF reconheça a inconstitucionalidade da lei, além de pedir manifestações do prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo (MDB); do presidente da Câmara Municipal, Hamilton Sossmeier (PTB); e da Advocacia-Geral da União (AGU).

 

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Federação da Noruega doará renda de jogo contra Israel ao MSF

A Federação Norueguesa de Futebol (NFF) anunciou que toda a renda do jogo contra Israel, marcado para 11 de outubro, será destinada ao...

Bolsonaristas atacam Valdemar após ele citar “planejamento de golpe”

Valdemar Costa Neto, presidente do PL, gerou polêmica ao afirmar que houve um “planejamento de golpe” no Brasil, embora não tenha sido concretizado....

Terceira rodada do Candangão Sub-17 é marcada por equilíbrio nos jogos

A terceira rodada do Candangão Sub-17 trouxe muita disputa e equilíbrio nas partidas. Apenas dois times se destacaram com vitórias expressivas: o Canaã,...