A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) retoma, nesta segunda-feira (28), o oferecimento da vacina tríplice viral nas 160 salas de imunização da rede básica, em Salvador. O serviço foi regularizado neste mês de agosto, após ser oferecido somente em unidades de referência para aplicação do imunizante das 8h às 17h.
Para a vice-prefeita e secretária da SMS, Ana Paula Matos, a regularização integral em todas as salas de vacina possui uma grande importância na imunização do público apto em Salvador.
“Pessoas entre 12 meses e 59 anos estão aptas a serem vacinadas com a tríplice viral, que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola. Então, convidamos este público para que compareça às unidades de saúde e garanta sua imunização”, destacou.
CICLO DE VACINAÇÃO
Segundo o Calendário Nacional de Vacinação, a tríplice viral está disponível para pessoas de 12 meses a 59 anos. A primeira dose da vacina deve ser aplicada aos 12 meses de idade.
Pessoas de 5 a 29 anos não vacinadas ou com esquema incompleto devem receber ou completar o esquema de duas doses, considerando o intervalo mínimo de 30 dias entre as doses. Já as pessoas de 30 a 59 anos ainda não vacinadas devem receber uma dose. Os trabalhadores da saúde, independentemente da idade, devem receber duas doses, também observando o intervalo mínimo de 30 dias.
O imunizante é contraindicado para gestantes, pessoas com imunodeficiência por doença ou medicação, história prévia de anafilaxia após aplicação de dose anterior da vacina ou a algum componente.
Siga a coluna Saúde do Bahia Notícias no Google News e veja os conteúdos de maneira ainda mais rápida e ágil pelo celular ou pelo computador!
Comentários Facebook