Lula indica advogada brasiliense para o STJ

Publicado em

Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou, nesta terça-feira (29/8), a indicação da advogada Daniela Teixeira para uma das vagas abertas no Superior Tribunal de Justiça (STJ). De acordo com a colunista Vera Magalhães, do jornal “O Globo”, a vaga de Daniela será designada à advocacia e o nome dela constava na lista apresentada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para a posição. 

 

Daniela era a única mulher a compor a lista com outras seis indicações de nomes ao STJ. Quando candidata ao cargo, disse acreditar que sua candidatura abriria espaço para outras mulheres entrarem no rol majoritariamente ocupado por homens.

 

Além de ser a única mulher na lista, Daniela também era a única representante do Distrito Federal entre os indicados. Também eram indicados pela OAB os advogados Luís Cláudio Chaves, Luiz Cláudio Allemand, Otávio Rodrigues, André Godinho e Márcio Fernandes.

 

O STJ é composto por 33 ministros, sendo apenas seis mulheres. Daniela era favorita à vaga da OAB, a primeira desde 2011, e viajou o país para consolidar o apoio do setor antes de integrar a lista sêxtupla enviada ao presidente Lula.

 

Daniela ainda teria procurado aliados do petista, como o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e o advogado-geral da União, Jorge Messias, um dos favoritos a ocupar a vaga do Supremo Tribunal Federal (STF) que ficará disponível com a aposentadoria da ministra Rosa Weber. 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Rodrigo Pacheco, presidente do Senado, anuncia data para deixar a política

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse que a sua carreira na política está perto do fim. Em um jantar na casa do ex-governador de São Paulo João Doria, realizado nesta segunda-feira, 6, ele disse que não vai se candidatar para cargos públicos a partir de 2026, quando terminará o seu mandato no Legislativo

Zanin se declara impedido para julgar recurso sobre inelegibilidade de Bolsonaro

O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), se declarou impedido para julgar o recurso do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) contra a condenação que o deixou inelegível. Como advogado, ele deu entrada em uma ação semelhante contra Bolsonaro nas eleições de 2022. A defesa do ex-presidente pediu a redistribuição do caso. Ao abrir mão

Genial/Quaest: avaliação positiva de Lula oscila 2 pontos para baixo; no Sul sobe 9 pontos

A avaliação positiva do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ficou em 33% em maio, uma oscilação, para baixo, de 2 pontos porcentuais ante fevereiro, que registrou 35%, aponta pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, 8. A avaliação negativa oscilou 1 ponto porcentual também para baixo, de 34% para 33%. Já a regular subiu