Hospital Municipal de Alcobaça passa a contar com importante equipamento para monitoramento cardíaco de bebês ainda no útero

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O equipamento em questão é um cardiotocógrafo, que pode salvar a vida de muitas gestantes e de seus bebês. O melhor de tudo é que já está disponível no Hospital Municipal de Alcobaça para avaliar os bebês ainda na barriga de suas mães, através do monitoramento dos batimentos cardíacos, dos movimentos e da oxigenação do bebê, além das contrações uterinas da mãe.

Uma ferramenta importante para o acompanhamento da evolução fetal durante a gestação e o parto, promovendo maior segurança da saúde materna e infantil.

cardiotocografo de Alcobaca 2
Aparelho possibilita o acompanhamento da evolução fetal durante a gestação e o parto

O equipamento realiza o monitoramento constante dos batimentos cardíacos do feto, oferecendo maior tranquilidade para as mães e suas famílias e, também, aos profissionais de saúde, com uma avaliação mais precisa da saúde do bebê. Também é possível intervir rapidamente em caso de alterações no bem-estar do feto (asfixia, falta de oxigênio, fadiga ou arritmias).

O exame é bem simples, não causa dor e não é invasivo, sendo realizado com a colocação de cintos sensoriais ao redor do abdómen da gestante para capturar os dados do feto e do útero.

comen star5000e fetal monitor ctg machine
Equipamento melhora a qualidade do serviço oferecido pelas equipes de saúde no atendimento de gestantes e parturientes

A disponibilidade de um aparelho desses, através da oferta no Sistema Único de Saúde (SUS) do município, pode garantir um atendimento de qualidade, uma assistência especializada às gestantes e seus bebês, elevando o padrão de cuidados oferecidos às gestantes com a redução dos riscos associados ao parto, complicações e mortes materno-fetais.

De acordo com a Diretora do Hospital Municipal de Alcobaça, Nilma Talher, “esse equipamento realiza exame essencial para prevenir e diagnosticar o sofrimento fetal, que é uma situação grave e com potencial de morte, causada por falta de oxigênio no feto durante a gestação ou o parto”, explica.

A Coordenadora da Atenção Básica, Morgana Lemos, explica que “a oferta desse exame é, especialmente, indicado às gestantes após as 37 semanas de gravidez ou em períodos próximos ao parto, também indicados em casos de risco (diabetes gestacional, hipertensão arterial, pré-eclâmpsia, anemia grave, infecções, idade avançada ou pouca idade, entre outras condições)”, esclarece.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Alexandre Talher, “a disponibilidade do cardiotocógrafo na unidade de saúde referência em atendimentos de urgência e emergência do município, representa um grande investimento de recursos públicos na rede municipal de saúde”, destaca.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Bambz vence Os Beijas por 8 a 4, conquista o pentacampeonato e faz história no futsal de Alcobaça 2025

Na última sexta-feira, 12 de dezembro de 2025, foi encerrado em grande estilo o Campeonato Municipal de Futsal de Alcobaça 2025, considerado por muitos...

Borussia vence o Bayern por 1 a 0 e conquista o título do 5º Jogo das Estrelas de Alcobaça 2025

Com gol decisivo de Lessa, ex-campeão do Intermunicipal defendendo a seleção de Coaraci, o Borussia venceu o Bayern por 1 a 0 e sagrou-se...

Secretário de Estado, Adolpho Loyola, vai participar de inaugurações e lançamento da Operação Verão em Alcobaça

Alcobaça viverá, nesta sexta-feira, 12 de dezembro, um dia marcado por importantes entregas e pelo início de uma das ações mais aguardadas do período...