Após críticas a Cristiano Zanin, Lula defende que votos no STF sejam secretos

Publicado:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) defendeu que os votos dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) não sejam divulgados e que apenas os placares das votações se tornem públicos. A fala foi feita em uma live nesta terça (5/9) e acontece num momento em que os votos de seu indicado à Corte, Cristiano Zanin, estão sendo criticados pela militância de esquerda por, supostamente, não estarem alinhados a posições progressistas.

 

O presidente, no entanto, não citou o nome do ministro em sua fala e apontou que o posicionamento tem relação com a segurança dos magistrados.

 

“Se eu pudesse dar um conselho é o seguinte: a sociedade não tem que saber como é que vota um ministro da Suprema Corte”, disse Lula. “Acho que o cara tem que votar e ninguém precisa saber… votou, a maioria [ganha]. 5 a 4, 6 a 4, 3 a 2… não precisa ninguém saber se, foi o Uchôa que votou, se foi o Camilo que votou”, acrescentou.

 

“Porque aí cada um que perde fica com raiva, cada um que ganha fica feliz. Então, para a gente não criar animosidade, eu acho que era preciso começar a pensar se não é o jeito da gente começar a mudar o que tá acontecendo no Brasil, porque do jeito que vai, daqui a pouco um ministro da Suprema Corte não pode mais sair na rua, não pode mais passear com a sua família, porque tem um cara que não gostou de uma decisão dele”, finalizou.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Oruam confronta polícia após abordagem em sua casa: “Eu sou filho do Marcinho da VP”

Na noite de segunda-feira (22), Oruam, rapper e artista conhecido como Mauro Davi Nepomuceno, expôs uma tensa situação nas redes sociais. Em vídeos...

PF conclui que pen drive encontrado no banheiro da casa de Bolsonaro não tem relevância para investigação

Após uma minuciosa perícia, a Polícia Federal informou que o pen drive encontrado no banheiro da residência...