Recursos de indenização da Ford contribuíram para recorde de investimentos da Bahia em 2022, diz governo

Publicado:

A Ford pagou um montante de R$ 2,141 bilhões ao Estado da Bahia, em 2021, como indenização pelo fechamento da fábrica da empresa em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). Essas cifras, de acordo com o governo do Estado, contribuíram para o recorde de investimentos registrado pela Bahia no ano seguinte.

 

O governo informou que investiu R$ 10,2 bilhões em 2022, o maior volume de recursos destinados neste século, em um mesmo ano, para ampliar e melhorar a infraestrutura em áreas como mobilidade urbana, estradas, saneamento, construção, reforma e ampliação de escolas, hospitais e equipamentos de segurança pública, entre outras.

 

Conforme a legislação aplicada à contabilidade pública, os recursos foram classificados na chamada fonte 100, a mais importante do orçamento estadual, que é sistematicamente auditada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) por meio do acompanhamento de cada fase das despesas realizadas: empenho, liquidação e pagamento.

 

O valor foi pago na forma de indenização pela Ford ao governo baiano, que havia financiado o capital de giro da empresa por meio do Programa Especial de Incentivo ao Setor Automotivo da Bahia – Proauto, estabelecido na Lei nº 7.537/1999.

 

O governo ainda destacou que por se tratar de uma devolução de recursos que haviam sido dispendidos pelo Estado, e não de novos impostos recolhidos pela empresa, de acordo com a legislação, o pagamento foi registrado como outras despesas correntes.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ilhéus será reconhecida como a Capital Nacional do Cacau e do Chocolate

A cidade de Ilhéus, localizada no Litoral Sul da Bahia, vai receber o título de Capital Nacional do Cacau e do Chocolate. A...

Homem é preso após homicídio motivado por ciúmes em bar no interior baiano; entenda caso

Na última terça-feira, 11, um homem foi detido pela polícia em Jacobina, na Bahia, acusado de cometer um homicídio no dia 3 de...

Leandro de Jesus aciona STJ para garantir CPI do MST na AL-BA após TJ-BA rejeitar instalação

O deputado estadual Leandro de Jesus, do PL, recorreu ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) para garantir a instalação de uma Comissão de...