TAGS

Capela datada do século 16 na Bahia sofre com erosão e corre risco de desabar

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Uma capela em Ilhéus, no Litoral Sul, corre risco de desabar. A situação acontece na capela de Nossa Senhora Santana, que foi erguida no século 16 e é considerada a quinta igreja construída no país. Distante a 18 quilômetros da sede de Ilhéus, o local sofre com a erosão do Rio Santana que afeta os alicerces da construção.

 

Segundo a TV Santa Cruz, a capela de Nossa Senhora Santana é uma propriedade privada com a conservação de responsabilidade dos proprietários, mas foi tombada Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em 1984.  

 

Uma das proprietárias da capela disse que já acionou o Ministério Público da Bahia (MP-BA), requerendo a responsabilidade do Iphan [Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional], do Ipac [Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia] e da prefeitura de Ilhéus.

 

Por meio de nota, o Iphan informou que nos anos de 2012 e 2013 executou obras emergenciais e serviços de restauração na capela no valor de cerca de R$ 300 mil e que a construção apresentava péssimo estado de conservação, além de risco de desabar.

 

Procurado, o secretário de cultura de Ilhéus, Geraldo Magela, disse que enviou ofício ao Iphan e ao Ipac, requisitando a reforma da capela. 

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

Prefeito de Curaçá é multado por irregularidades em contratos de obras

Os conselheiros do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) acataram, nesta quinta-feira (16), as conclusões contidas no relatório de auditoria realizada no município de Curaçá, na gestão do prefeito Pedro Alves de Oliveira, com o objetivo de avaliar a legalidade dos gastos com obras e serviços de engenharia no exercício de 2018. Foram auditados os

Em evento na AL-BA, Baleia Rossi critica polarização política em torno da tragédia no Rio Grande do Sul

Durante sua passagem por Salvador, nesta quinta-feira (16), onde foi condecorado com a Comenda Dois de Julho, maior honraria concedida pela Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o presidente nacional do MDB, deputado federal Baleia Rossi (SP), criticou a polarização política em torno da tragédia do Rio Grande do Sul. O Estado vive em situação de

TSE retoma na terça-feira julgamento sobre cassação de Moro

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começou a julgar, nesta quinta-feira (16), os recursos do PT e PL que pedem a cassação do mandato do senador Sergio Moro (União-PR), ex-juiz da Operação Lava Jato, por abuso do poder econômico e outros crimes eleitorais na pré-campanha das eleições de 2022. Nesta quinta, o relator do