Ex-prefeito de Passos é condenado por fraude na coleta de lixo

Publicado em

spot_img
Tempo estimado de leitura: 2 minutos
O ex-prefeito de Passos, no Sudoeste de Minas Gerais, Ataíde Vilela, foi condenado por fraudes licitatórias, desvios de recursos públicos e recebimento de propina, caracterizando improbidade administrativa. Ele era investigado por fraudes em contratos da prefeitura firmados com empresas que prestavam serviço de coleta de lixo.
Segundo o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), a condenação é fruto de investigações da “Operação Purgamentum”, deflagrada em 2017. O MPMG havia ajuizado duas ações civis por improbidade sobre fatos no mandato de 2009/2012 e de 2013/2016, sendo a última, sentenciada.
Ataíde foi preso três vezes no curso da operação. A primeira durante a 1ª fase, duas vezes em novembro de 2017, e a terceira, em julho de 2018. Com a condenação por improbidade, o ex-prefeito deve responder em liberdade.

  • Leia: Prefeitura de Passos aumenta em 500% verba de publicidade em 2022
Ainda de acordo com o MPMG, o esquema acontecia no favorecimento da licitação da coleta seletiva de lixo e na adulteração da balança, que sempre constava peso a mais do que havia sido coletado. Os mesmos caminhões também eram pesados com a mesma carga duas ou três vezes ao dia.
Os contratos firmados estipularam que a empresa era paga pela prefeitura por toneladas de lixo recolhido. O esquema enriqueceu de maneira ilícita um grupo composto por políticos, servidores públicos e empresários. Outras seis pessoas foram condenadas.
  • Leia: Passos: Justiça manda vice-prefeito parar de distribuir informações falsas
A defesa do ex-prefeito afirmou que vai recorrer da decisão do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), já que a Lei da Improbidade necessita comprovação de dolo específico, o que não estaria comprovado no processo.

image

Que você achou desse assunto?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

- Publicidade -

ASSUNTOS RELACIONADOS

TSE retoma na terça-feira julgamento sobre cassação de Moro

O plenário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) começou a julgar, nesta quinta-feira (16), os recursos do PT e PL que pedem a cassação do mandato do senador Sergio Moro (União-PR), ex-juiz da Operação Lava Jato, por abuso do poder econômico e outros crimes eleitorais na pré-campanha das eleições de 2022. Nesta quinta, o relator do

PGR pede inclusão de foragidos do 8 de Janeiro na lista de procurados da Interpol

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, pediu nesta quarta-feira, 15, que os réus foragidos do 8 de Janeiro sejam incluídos na lista de difusão vermelha da Interpol. O pedido foi encaminhado ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), após reportagem do portal UOL revelar que pelo menos dez pessoas que respondem pelos

Vereador do PL diz que ‘peso das árvores’ causou tragédia climática no RS

A maior tragédia climática da história do Rio Grande do Sul foi causada, segundo o vereador Sandro Fantinel (PL) de Caxias do Sul , pelo "peso das árvores". Nesta terça-feira, 14, o parlamentar da legenda do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) criticou as leis ambientais "extremas" e disse que vai apresentar um projeto de lei para