Na contramão do STF, Rodrigo Pacheco apresenta proposta para proibir porte de qualquer tipo de droga

Publicado:

Em meio à sinalização positiva do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a descriminalização das drogas, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), apresentou oficialmente nesta quinta-feira (14) uma proposta para mudar a Constituição e incluir no texto que a posse e o porte de qualquer droga serão considerados crimes. A informação é do g1.

De acordo com a publicação, o texto insere no artigo 5º – principal ao prever os direitos e deveres da sociedade – que “a lei considerará crime a posse e o porte, independentemente da quantidade, de entorpecentes e drogas afins sem autorização ou em desacordo com determinação legal ou regulamentar”.

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) foi protocolada, mas, para começar a tramitar ainda precisa receber ao menos 27 assinaturas de apoio dos parlamentares. Essa adesão deve acontecer por parte dos senadores já que Pacheco anunciou o projeto após reunião com líderes partidários.

O movimento do presidente do Senado e dos senadores da ala mais conservadora é uma resposta à discussão do tema no Supremo Tribunal Federal (STF).

JULGAMENTO NO SUPREMO
O placar no STF está 5 a 1 para que o porte de maconha, em pequena quantidade e para uso pessoal, deixe de ser crime. Um pedido de vista (mais tempo para análise do caso) foi apresentado pelo ministro André Mendonça no fim de agosto, o que interrompeu o julgamento.

O ministro Alexandre de Moraes, por exemplo, argumentou que é preciso fixar uma quantidade mínima para diferenciar o usuário do traficante, que seria de 25 a 60 gramas da droga ou seis plantas fêmeas.

Moraes reconheceu, porém, que a quantidade não pode ser o único critério para definir o porte para uso pessoal. Em agosto, Rodrigo Pacheco avaliou que a medida proposta pelo ministro poderia favorecer o tráfico de pequenas quantidades de maconha.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

“Débora do Batom” passa mal e é atendida em hospital

A cabeleireira Débora Rodrigues, conhecida como "Débora do Batom", foi atendida em um hospital após deixar, sem autorização, sua prisão domiciliar. Ela cumpria...

Conselho Superior da Defensoria aprova regulamento de novo concurso para defensor público

A Defensoria Pública da Bahia (DPE/BA) deu um passo importante ao aprovar, por unanimidade, a regulamentação do IX Concurso Público para novos defensores....

VÍDEO: Acidente entre três veículos na BR-242 deixa via interditada em Barreiras

Um grave acidente com uma van e dois veículos foi registrado na tarde desta quarta-feira (5) na BR-242, na região conhecida como Serra...