Pensando no futuro, PT na Bahia busca estratégia de “repetir candidatura” em Salvador; entenda mais

Publicado:

O Partido dos Trabalhadores pode mudar a estratégia política em Salvador para 2024, mas pensando no futuro da disputa pela capital. De acordo com apuração do Bahia Notícias com interlocutores e lideranças políticas do partido, a legenda pretende “bater na mesma tecla” para conseguir sair vitoriosa em Salvador. 

 

A avaliação de lideranças petistas é que a estratégia tem que mudar em Salvador. A defesa seria uma “repetição” de candidaturas para conseguir alcançar êxito na capital baiana. A ideia de defender a candidatura de Robinson Almeida é, justamente, conseguir um quadro “interno” com possibilidade de permanecer na política – até galgando espaços maiores -, estando disponível para ir às urnas mais de uma vez. O entendimento também é para uma eleição complicada em 2024, porém o movimento também seria o início de um debate para 2028.

 

A leitura de uma liderança petista no estado é que Robinson teria um cenário favorável para o futuro. “É estadual, disputa em 2024, pode subir para federal em 2026, chegando em 2028 mais forte”, indicou um deles. O passado de candidaturas “unitárias” do PT e de aliados, sem “repetição nas urnas” tem sido visto como empecilho para uma vitória na principal cidade da Bahia. 

 

A estratégia ainda não seria uma “deliberação” interna do PT, mas algumas correntes já defenderiam a ideia abertamente. O movimento também faz parte da defesa do nome Robinson, que ainda passa pela validação da federação, composta por PCdoB e PV, e também passará pela avaliação de outros partidos aliados que ainda postulam a indicação do nome na disputa. Apesar disso, o grupo segue disposto a “unificar” ao redor de um nome. 

 

Robinson foi o nome aprovado pelo Partido dos Trabalhadores da Bahia (PT-BA), durante o Encontro Territorial de Salvador, em conjunto com a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann (PT). No encontro, estiveram presentes no encontro dirigentes estaduais e municipais, a deputada Neusa Cadore, o deputado federal Zé Neto, a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, os vereadores Thiago Ferreira, Arnando Lessa, Marta Rodrigues e Suíca.

 

Na capital baiana, a última vez que o PT “repetiu” um nome nas urnas foi em 2012, quando Nelson Pelegrino tentou pela quarta vez chegar ao Palácio Thomé de Souza. Desde então, o partido não lançou candidatura em 2016 e em 2020 apresentou a estreante Denice Santiago como candidata a prefeita.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

TJ-BA inicia fase piloto do sistema Eproc em comarca baiana para substituir gradualmente o PJe

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) lançou, nesta terça-feira (11), o Eproc, um novo sistema de processo judicial eletrônico que irá substituir,...

Enfermeiro é resgatado após carro cair em canal durante chuvas em Vitória da Conquista

Um enfermeiro passou por um susto em Vitória da Conquista quando seu carro caiu em um canal durante as fortes chuvas que atingiram...

Estudantes baianos criam “Whey Protein” para cães e gatos e miram mercado pet em alta

Alunos do Colégio Estadual de Tempo Integral de Boquira, na Bacia do Paramirim, no sudoeste da Bahia, inovaram ao desenvolver um Whey Protein...