CPI do 8/1: depoimento de Braga Netto é cancelado

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O depoimento do general Walter Braga Netto à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8/1 no Congresso Nacional, que estava previsto para a próxima terça-feira (19/9), foi cancelado.

A convocação do militar, ex-ministro da Defesa e candidato à vice-presidência na chapa de Jair Bolsonaro (PL), foi solicitada em requerimentos apresentados pelo deputado Duarte Jr. (PSB-MA) e pelas senadoras Ana Paula Lobato (PSB-MA) e Eliziane Gama (PSD-MA).

No requerimento, os parlamentares justificaram a convocação afirmando que Braga Netto deve esclarecer o “envolvimento direto ou indireto em fatos que possuam nexo de causalidade na tentativa de golpe ocorrida em 8 de janeiro”.

Além disso, os parlamentares pedem que o ex-ministro da Defesa explique a suposta tentativa de implantação de um Estado de Defesa e do uso das Forças Armadas para contestar o resultado das eleições de 2022.

Os deputados citam a “minuta do golpe” encontrada na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres como um indício de que o entorno de Jair Bolsonaro estaria envolvido em uma suposta tentativa de intervenção contra o resultado das eleições.

“Nesse sentido, a oitiva do General Braga Netto possui incontestável relevância para esta CPMI, especialmente diante da necessidade de esclarecimentos sobre as situações apresentadas de tentativa de implantação do Estado de Defesa e uso das forças armadas para contestar o resultado eleitoral”, consta em um dos requerimentos.

No lugar do depoimento de Braga Netto, foi marcada a oitiva de Osmar Crivelatti, ex-assistente de Bolsonaro. Ele foi alvo de uma operação de busca e apreensão da Polícia Federal no caso das joias.

A CPMI quer ouvir o militar para tratar sobre sua suposta participação em atos antidemocráticos após as eleições de 2022.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Acidente com van e 3 carros deixa mortos e feridos no Rio de Janeiro

Três pessoas morreram e oito ficaram feridas após uma van se envolver em um acidente com três carros na...

Sistema de Reconhecimento Facial da SSP resulta em primeira prisão por homicídio no Pré-Carnaval 2026 em Salvador

Um homem procurado pela prática de homicídio foi capturado na tarde deste sábado (7), após ser identificado por tecnologia de Reconhecimento Facial. A...

Professora foi morta com faca que deu a aluno dias antes do crime

Na noite de sexta-feira (6/2), em Porto Velho (RO), a professora de Direito e escrivã da Polícia Civil Juliana Mattos de Lima Santiago,...