Projeto social promove debates sobre cultura e tradições afro em bairro de Salvador

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

Um Projeto social vai promover, neste domingo (17), debates acerca da cultura, origens e tradições de um dos bairros mais populosos de Salvador, o Engenho Velho da Federação. 

 

O projeto denominado de Vai Chegar, vai promover o encontro sobre Linguagens Afro Culturais na Contemporaneidade, que será abordado através das narrativas do historiador Mustafá Melo e dos músicos Lucas Maciel e Totó Cruz. A partir das 10 horas, os três convidados irão compartilhar com as crianças e jovens do bairro seus saberes e vivências ligadas a questões identitárias e suas (re)definições no mundo atual.

 

Anderson de Oliveira Melo, mais conhecido como Mustafá, é historiador e pesquisador, com experiência em sala de aula como professor de História e de Artes. No domingo, pretende assumir o papel de Griots, um contador de histórias, que narra os acontecimentos de um povo, passando as tradições para as gerações futuras. Os jovens da comunidade devem aprender sobre o início da formação da Nação Jeje no Brasil e sua chegada no então bairro do Engenho Velho da Federação, de forma a fortalecer o conhecimento e a preservação da memória.

 

“O bate-papo será fundamental para o imaginário e o entendimento dos jovens que moram no bairro, pois vai mostrar que existe muito mais na sua comunidade para além do que é mostrado nos telejornais, e que a história e a memória fazem parte da vivência de cada um deles. O Engenho Velho da Federação teve seu início na sua construção e o ‘final’ dessa história pertence a eles, os jovens”, comenta Mustafá.

 

Também farão parte do diálogo os músicos Lucas Maciel e Totó Cruz, respectivamente Ogã do Terreiro do Bogum e Otun Alagbé do Terreiro Pila?o de Prata, que possuem suas origens fincadas no Engenho Velho da Federação. O bairro foi onde nasceram e cresceram cercado de tocadores e cantores veteranos de candomblés tradicionais da Bahia, que forjaram sua formação religiosa e percussiva. Lucas é membro da Orquestra Rumppilezz e Totó Cruz traz uma bagagem cheia de experiências, a exemplo da sua participação na gravação dos filmes “Carnaval” para a Netflix e “Ó Paí, Ó 2” com o bando do Teatro Olodum.

O Domingo Artístico é aberto para todos e vem proporcionando ao público do bairro um momento de troca de conhecimentos e de diálogo, com bate-papos, interações com artistas, pesquisadores e profissionais da cultura. Promovido sempre no terceiro domingo do mês, a atividade foi iniciada em abril, quando também passaram a acontecer oficinas semanais de Prática Rítmica, Investigação Musical, Dança, Prática Vocal, Teatro, Música Eletroacústica e Criação de Vídeos.

O projeto Vai Chegar é uma realização da Associação Oficina das Artes em parceria com a Multi Planejamento Cultural. Em 2023, recebe patrocínio da Neoenergia Coelba e do Instituto Neoenergia e do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda. As ações semanais estão em andamento e irão até o mês de novembro, incluindo as sessões mensais de Cineclube e do Domingo Artístico.

“Esse é um ano muito especial, porque o projeto está tomando corpo. Na verdade, foram muitos anos plantando sementes no cotidiano, semeando artes, vontade de crer, vontade de perceber o mundo em todas suas possibilidades e transformações possíveis. Estamos, desde sempre, colhendo o sorriso das crianças, e neste ano, a equipe se tornou maior e com mais competência, para dar mais sustentabilidade ao projeto”, comemora Tedy Santana, idealizador do Vai Chegar.

SERVIÇO

Domingo Artístico – Projeto Vai Chegar 2023

Tema: Linguagens Afro Culturais na Contemporaneidade

Convidados: Mustafá Melo, Lucas Maciel e Totó Cruz

Data: 17 de setembro

Horário: 10h

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Conheça Alice Carvalho, atriz que vai interpretar Marta no cinema

A cinebiografia de Marta Silva, uma das maiores referências do futebol feminino, ganha força no cinema brasileiro. Alice Carvalho foi escolhida para viver...

ONG de gatos do DF reabre loja virtual para arrecadar recursos

A ONG Clube do Gato, no Distrito Federal, reabriu sua loja virtual voltada aos felinos, com o objetivo de gerar renda para cobrir...

Miss Finlândia perde título após publicar foto com gesto racista

Miss Finlândia perde título após gesto racista publicado em rede social A jovem Sarah Dzafce, de 22 anos, perdeu a coroa de Miss...