Morre aos 83 anos Harildo Déda, ator e diretor de teatro

Publicado:

Morreu aos 83 anos o ator e diretor de teatro Harildo Déda. A informação foi divulgada nesta terça-feira (19) pelo presidente da Fundação Gregório de Mattos (FGM), Fernando Guerreiro.

 

Professor aposentado da Escola de Teatro da Universidade Federal da Bahia (Ufba), Déda acumula 20 espetáculos como diretor e 70 peças como ator. O despertar pelo teatro surgiu na infância em Simões Filho ao assistir seu primeiro filme “A noiva de Frankenstein”.

 

Harildo Déda e Fernando Guerreiro | Foto: Divulgação

 

Na TV atuou em séries como “O Pagador de Promessas”, “Dona Flor e seus Dois Maridos”, “Carga Pesada”, e no cinema participou de filmes consagrados como “Tieta do Agreste”, “Central do Brasil” e “Cidade Baixa”. Foi mestre de artistas que hoje são reconhecidos e famosos como Vladimir Brichta, Marcelo Flores e Alethea Novaes.

 

“Um homem apaixonado, pela vida, pela representação da vida, pelo teatro. Ele respirava cada personagem, vibrava com cada fala, cada gesto, entregava conhecimento, aprendizado, técnica. Mestre Harildo agora é memória viva, presente, preservada em cada aluno, em cada aluna, que levarão para sempre a sua sublime generosidade e entrega ao trabalho de esculpir vidas”, disse Fernando Guerreiro em nota.

Comentários Facebook

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Amazonas anuncia transformação em SAF após investimento internacional

Na última segunda-feira (11), o Amazonas deu um passo audacioso ao se transformar em uma Sociedade Anônima do Futebol (SAF), um movimento que...

CBF e clubes avançam na discussão sobre fair play financeiro; entenda

Na última segunda-feira, 11 de agosto, a sede da CBF, no Rio de Janeiro, se tornou o palco de um importante encontro entre...

Prefeitura de Salvador inicia construção de Cras Modelo para atender a 5 mil famílias em Paripe

A Prefeitura de Salvador lançou a pedra fundamental para um novo Centro de Referência de Assistência Social...