Mendonça assegura a ex-assessor de Bolsonaro presença facultativa na CPI do 8 de janeiro

Publicado:

compartilhe esse conteúdo

O ministro do Superior Tribunal Federal (STF), André Mendonça, autorizou o ex-coordenador administrativo da Ajudância de Ordens da Presidência da República, Osmar Crivelatti, a não comparecer à Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro, na Câmara dos Deputados. O depoimento está marcado para a manhã desta terça-feira (19). 

 

Na decisão do habeas corpus, Mendonça sinalizou que, embora convocado na condição de testemunha, o ex-assessor do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) está sendo investigado na própria CPMI, na medida em que foi submetido a diligências investigatórias, como o afastamento de sigilos telemático, bancário, telefônico e fiscal. No âmbito judicial, o ministro lembrou que Osmar também foi submetido a medidas de busca e apreensão autorizadas pelo ministro Alexandre de Moraes.

 

Osmar Crivelatti é investigado por suposta participação na retirada e venda das joias sauditas que foram devolvidos ao Tribunal de Contas da União (TCU).  

 

O relator destacou que o Supremo já decidiu que, se Crivelatti tem a condição de investigado, o direito à não autoincriminação abrange a faculdade de comparecer à sessão. Caso decida comparecer, ele tem assegurado o direito de se manter em silêncio, de não ser submetido ao compromisso de dizer a verdade, de ser assistido por advogado e de não sofrer constrangimentos físicos ou morais decorrentes do exercício dos direitos anteriores.

Facebook Comments

Compartilhe esse artigo:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Colégio no Bonfim é alvo de furto na madrugada

Nesta semana, um colégio no bairro Bonfim foi invadido na madrugada por suspeitos que furtaram pelo menos nove aparelhos de ar-condicionado...

Carro com duas crianças se choca contra mureta e cai de ponte na BR-060

Quatro pessoas ficaram feridas quando um Volkswagen Santana prata caiu da ponte que atravessa o Rio Descoberto, no Km 05 da BR-060, sentido...

MPT faz acordo de R$ 40 milhões com BYD e empreiteiras em caso de trabalho análogo a escravidão em Camaçari

O Ministério Público do Trabalho (MPT) fechou acordo judicial com a BYD Auto do Brasil Ltda., a...